Economia
Empresas encerradas podem resgatar R$ 1,9 bilhão de dinheiro esquecido. Saiba como funciona
Medida anunciada pelo Banco Central muda regras para solicitar quantias deixadas em instituições financeiras.
A partir desta terça-feira (dia 3), as empresas encerradas poderão solicitar dinheiros esquecidos no Sistema de Valores a Receber (SVR). O anúncio foi feito pelo Banco Central (BC), que também registrou R$ 1,9 bilhão disponível para saque nesta categoria.
O acesso ao sistema exigia um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que empresas encerradas não têm. Com o anúncio, o representante legal do antigo negócio pode entrar no SVR por meio da conta pessoal do portal Gov.br, com a categoria ouro ou prata.
O procedimento é precedido com a forma de consulta feita para valores de pessoas falecidas, segundo informações do BC.
Após o login, o usuário deve assinar um termo de responsabilidade para consultar as informações disponíveis, como o nome e os contatos do banco em que o dinheiro está guardado e a faixa e a origem do valor.
A quantia, no entanto, não pode ser solicitada por meio do sistema. O próximo passo é entrar em contato com a instituição financeira e combinar a maneira para entregar a documentação de comprovação da identidade do representante legal da empresa encerrada.
O que é o Sistema de Valores a Receber?
Disponibilizado pelo Banco Central, o Sistema de Valores a Receber é um serviço de consultas de dinheiros deixados em instituições financeiras por representantes de empresas ou pessoas falecidas. O usuário também consegue saber como solicitar o saldo disponível.
Quem são os responsáveis pelas empresas desativadas?
— Essas empresas desativadas passaram por processo de liquidação. O responsável geralmente é o liquidante da empresa, ou seja, aquele que ficou à frente da dissolução — Nelson Eizirik, professor de Direito da FGV-Rio.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário