Conecte-se conosco

Economia

Empresa inaugura no Amazonas usina solar cooperada para gerar crédito em contas de consumo

O objetivo de produzir a própria energia, que será distribuída na forma de créditos em quilowatt-hora nas contas de consumo de energia elétrica dos cooperados.

A Cooperativa de Energia Renovável do Amazonas lançou, formalmente, no último domingo, sua usina solar com 2.880 painéis de energia solar fotovoltaica, em uma área no quilômetro 23 da rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara. A usina gera energia elétrica para 86 cooperados, e também distribui para empresas.

Segundo a Cooperativa, este é o maior investimento na área de energia solar fotovoltaica no Amazonas. A empresa informou que irá construir mais outras duas plantas, instalando mais 4.656 painéis, até setembro de 2021, em uma área no quilômetro 14 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR), e uma terceira também na AM-010. Ao todo serão 7.536 painéis.

A Cooperativa foi constituída no dia 28 de julho de 2020 com o objetivo de produzir a própria energia, que será distribuída na forma de créditos em quilowatt-hora nas contas de consumo de energia elétrica dos cooperados.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem cerca de 30 Giga Watts (GW) de potência autorizada, envolvendo 767 empreendimentos com construção ainda não iniciada. Os empreendimentos solares fotovoltaicos representam 415 projetos, totalizando 16,4 GW.

Além disso, o Brasil possui uma das maiores reservas de silício do mundo. Isso torna o país um local privilegiado para desenvolver uma indústria local de produção de células solares e criação de uma usina solar ou varias, gerando empregos e retorno de impostos. Para isso, seria necessário investir em pesquisas para o desenvolvimento de uma purificação do silício para conscientizar o chamado “grau solar”, que é superior ao silício utilizado na siderurgia.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 19 =