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Economia

É golpe: mensagens alertam compras em cartão, encaminham para falso 0800 e dados são roubados

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que outro artifício usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo.

Mensagens enviadas para o celular alertam sobre compras de milhares de reais feitas no cartão de crédito e orientam ao consumidor a ligar para um número de 0800 do banco caso não confirme a transação. O número, no entanto, é falso e ao fazer contato o cidadão cai num golpe onde é orientado a informar dados pessoais e bancários ou instalar software no celular, o que aí sim pode trazer grande prejuízo financeiro. O golpe do falso 0800 voltou a ser editado em nome de grandes bancos e redes varejistas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que outro artifício usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo. Nesse caso, também orientam o cliente a ligar para falsa central telefônica ou passam um link de site fraudulento que induzirá o cliente a fornecer dados bancários e pessoais. Também há casos de mensagens de falsos prêmios que induzem o cliente a fazer uma ligação para o bandido, ressalta a federação..

– Eu mesma já recebi esse tipo de mensagem de bancos dos quais sou correntistas e de outros que sequer passei na porta. A orientação primordial é não responder à mensagem de texto, não ligar para os números indicados ou não clicar em qualquer link. Se não for o banco do qual é correntista, simplesmente ignore. Se for do seu banco e tiver qualquer dúvida, entre no aplicativo que costume usar, ligue para a sua gerente ou para o telefone informado nas páginas oficiais da instituição – diz Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Segundo Emilio Simoni, CEO AHT Security, um dos sinais de golpes é o texto sempre com mensagens alarmantes:

– Acredito que eles não sabem qual é o banco da vítima, embora, muitas vezes, tenham todos seus dados pessoais. O que recomendo é que se tome cuidado com mensagens que chegam com tom alarmante seja via SMS , por aplicativos de mensagem e em redes sociais. Não se deve clicar em links nem ligar para telefones associados a estas mensagens, mesmo que forem 0800 e 4004. Também não se deve compartilhar dados pessoais e tokens de acesso – ressalta Simoni.

Ione alerta, que assim como acontecem com páginas falsas de e-commerce, muitas vezes os golpistas usam códigos e números de telefone próximos aos usados pelas instituições financeiras. Mas lembra bancos não mandam mensagem indicando telefones para entrar em contato e muito menos pedem informações relativas ao cliente ou à conta-corrente.

Os bancos por sua vez, já disponibilizam meios dos consumidores denunciarem tentativas de golpes e se informarem sobre as novas armadilhas no mercado.

Veja as orientações dos bancos e como denunciar golpes:

Bradesco: O banco reforça que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da chave de segurança, atualizações sistêmicas ou solicitando que o usuário baixe aplicativos de acesso remoto. O Bradesco recomenda que o cliente encaminhe para o canal de denúncias evidencia@bradesco.com.br qualquer mensagem suspeita. O banco avalia as denúncias e contata as empresas de telefonia para desabilitar o número que está se passando pela instituição. Dicas de segurança sobre este tema podem ser consultadas no site do banco.

Banco do Brasil: A instituição reforça “que prefixo 0800, é utilizado por muitas empresas para ganhar a confiança dos alvos. Infelizmente, esse prefixo não é uma chancela de credibilidade.” O BB reforça que “os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea”. E ressalta que os bancos até podem ligar “para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nessas ligações”. E indica o Blog BB para obter mais informações sobre golpes.

Nubank: Ciente da tática da falsa central de atendimento utilizada por fraudadores para tentar aplicar golpes fazendo-se passar pelas mais diversas empresas, o Nubank tem alertado as pessoas com dicas e orientações de proteção contra esse tipo de abordagem. E reforça que nunca liga ou envia mensagens para solicitar que clientes compartilhem sua senha, token ou código de segurança, assim como não solicita a realização de operações como baixar um app, efetuar um reconhecimento facial ou até mesmo enviar um Pix para desbloquear a conta ou anular outra transação. A instituição tem um canal de denúncias para tentativas de golpe ou fraude, incluindo abordagens de terceiros que se fazem passar pelo Nubank para tentar persuadir as potenciais vítimas. Qualquer pessoa pode fazer essa denúncia, que será utilizada por nossos times internos para a tomada das medidas preventivas cabíveis.

Santander: O banco orienta seus clientes com campanhas recorrentes e disponibiliza através de seus canais conteúdos explicativos sobre os tipos de fraude e como se defender. Vale reforçar que as senhas de acesso jamais devem ser informadas a terceiros, elas são de uso e guarda pessoais. Fornecer a senha a alguém fragiliza a segurança. Vale ressaltar que os dados de movimentações dos clientes estão acobertados por absoluto sigilo bancário.

Itaú: A instituição recomenda que ao suspeitar ou identificar um e-mail, SMS ou uma página falsa em nome do Itaú, que o consumidor reporte enviando uma mensagem para emailsuspeito@itau-unibanco.com.br. Em caso de ser vítima de golpe a orientação também é reportar imediatamente por meio dos canais oficiais do banco nos números: 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades).

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