Conecte-se conosco

Economia

Donald Trump zera tarifas de 40% sobre importações de carne e café do Brasil

O comunicado assinado por Trump também cita conversa por telefone com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6 de outubro

reuniao-lula-e-trump-saiba-o-q

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta quinta-feira (20) que determina a remoção das tarifas de 40% impostas sobre a importação de determinados produtos agrícolas brasileiros, com efeito retroativo ao dia 13 de novembro.

Dentre os produtos citados em anexo, estão inclusos café, carne bovina, petróleo, frutas e peças de aeronaves, produtos dentre os mais exportados pelo Brasil aos norte-americanos, que agora estão isentos das sobretaxas impostas desde o início do tarifaço.

A ordem exigirá o reembolso dos impostos cobrados sobre importações brasileiras a partir desta data, de acordo com texto divulgado pela Casa Branca. A decisão alinha a vigência com a decisão da última sexta-feira (14), que reduzia as tarifas “recíprocas” sobre importações agrícolas para todos os parceiros comerciais.

Para os produtos brasileiros, esta taxa era de 10%.

A ação reverte o decreto de 30 de julho, que citava “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro que, segundo o republicano, prejudicavam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral para justificar cobrança de sobretaxas.

O comunicado assinado por Trump também cita conversa por telefone com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6 de outubro, na qual os líderes teriam concordado em negociar as tarifas citadas.

O republicano afirma que “recomendações adicionais” da equipe do governo norte-americano, o avanço nas negociações com os brasileiros e a demanda interna levaram à remoção das cobranças.

Veja a lista dos principais produtos que fazem parte da lista:

Café;
Carne bovina;
Açaí;
Frutas;
Coco;
Nozes;
Chá;
Vegetais;
Petróleo;
Carvão;
Cacau.

Na semana passada, os EUA já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios. A taxa dos itens brasileiros havia caído de 50% para 40%. Agora, com essa nova medida, produtos como café e carne ficam com suas alíquotas da sobretaxa zeradas.

Um dos primeiros setores a se manifestar foi o de exportadores de café. À CNN, o diretor-geral do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), Marcos Matos, chamou a suspensão das taxas de “presente de Natal antecipado” e disse que o setor tem o desafio imediato de reconquistar espaços perdidos no mercado americano.

O governo brasileiro também comemorou a medida. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, afirmou que a decisão é excelente para o Brasil, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA.

“Decisão muito importante para cadeias produtivas como café, carne bovina, frutas, água de coco, algumas madeiras, castanhas”, disse Rua.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =