Conecte-se conosco

Economia

Crédito para pequenos negócios tem melhor resultado desde 2020, aponta Sebrae

Relatório aponta dados de desempenho da pequena indústria.

credito-para-pequenos-negocios

Aumentou o número de donos de pequenos negócios (MEIs, micro e pequenas empresas) que buscaram crédito novo em 2025 e conseguiu a aprovação do empréstimo. O índice de aprovação chegou a 48%, o melhor resultado registrado pela pesquisa do Sebrae desde 2020. O número é bem superior aos 26% de 2022 e aos 33% de 2023. Em 2024, o levantamento não foi realizado.

Entre os principais responsáveis pela melhora estão as cooperativas de crédito (Sicredi e Sicoob) e o Bradesco. Juntas, as três instituições responderam por 43% das concessões aprovadas.

De acordo com a pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios”, quase 4 em cada 10 empreendedores não enfrentaram dificuldades para obter crédito. o melhor desempenho desde 2015. O pior momento foi em 2022, quando 84% afirmaram ter encontrado obstáculos.

Entre os que ainda relatam dificuldades, os principais entraves são juros altos (21%) e a falta de garantias reais (16%)/

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram a importância de políticas públicas como o Programa Acredita, do governo federal, e o Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), gerido pelo Sebrae:

O capital de giro continua sendo a principal motivação para os empresários solicitarem crédito, citado por 41% dos entrevistados. Em segundo lugar aparece a compra de máquinas e equipamentos (29%), acima dos 26% de 2023, sinalizando intenção de investir e ampliar a capacidade produtiva.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =