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Economia

Beneficiários do INSS sem conta em banco podem receber benefício

O INSS localiza a agência bancária mais próxima à residência do cidadão e emite um cartão específico para o saque dos valores.

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tiverem benefício concedido pelo órgão, não são obrigados a abrir conta corrente em instituição financeira para receber os pagamentos. É possível optar por receber o benefício por cartão magnético.

Nessa modalidade, o INSS localiza a agência bancária mais próxima à residência do cidadão e emite um cartão específico para o saque dos valores. Não há qualquer custo para a emissão do cartão nem para os saques, informou o órgão.

“Caso receba por conta corrente e deseje alterar a forma de recebimento, basta acessar o Meu INSS, seja pelo aplicativo para celulares ou pelo site gov.br/meuinss. Quem não tem acesso à internet pode solicitar a mudança pelo telefone 135. Não é preciso se deslocar até uma agência do INSS para fazer a alteração, acrescenta.

O INSS explica ainda que os aposentados e pensionistas também podem escolher qualquer instituição financeira, desde que conveniada com o INSS, para solicitar empréstimo consignado.

“Não há necessidade de obter o crédito na instituição que paga o benefício”, diz, em nota.

Assim, o aposentado ou pensionista pode pesquisar e optar por aquela que ofereça as melhores condições.

O crédito pode ser obtido inclusive por quem recebe por cartão magnético, pois o desconto das parcelas do empréstimo é feito diretamente no benefício.

Reclamações contra assédio

Qualquer reclamação sobre assédio de bancos e financeiras, seja para a abertura de conta corrente ou para a obtenção de empréstimo consignado, pode ser registrada no Portal do Consumidor: gov.br/consumidor.

Caso esteja recebendo ofertas indesejadas de crédito consignado, o aposentado ou pensionista pode solicitar o bloqueio de seu número de telefone no portal Não Me Perturbe.

A ferramenta, criada inicialmente para evitar o telemarketing das operadoras de telefonia, possibilita também o bloqueio de ligações de instituições financeiras.

Após o cadastro do telefone, em até 30 dias o beneficiário deixará de receber as ligações desse tipo. O endereço do portal é naomeperturbe.com.br.

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