Economia
BC Protege+: quase 20 mil pessoas ativaram proteção no primeiro dia da ferramenta. Veja como acionar o sistema
Novo sistema impede a abertura de contas em nome do consumidor quando ativada.
Após o lançamento do BC Protege+ nesta segunda-feira (dia 1º), 19.500 pessoas ativaram a proteção contra a abertura de contas em seu nome durante o primeiro dia de funcionamento do sistema. A ferramenta foi criada pelo Banco Central em resposta ao aumento de fraudes nas quais golpistas utilizam dados pessoais para criar contas e contratar serviços financeiros sem autorização da vítima.
Com a nova ferramenta, a opção registrada pelo cidadão fica marcada no banco de dados e, antes da abertura de uma conta ou da inclusão de titular ou representante, as instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema para verificar se a proteção está ativada ou desativada. Se estiver ligada, a instituição deve recusar a abertura e notificar o consumidor.
Segundo o BC, até as 18h de segunda-feira, as instituições financeiras realizaram 760 mil consultas para abertura de contas ou inclusão de titular. Desse total, 456 tiveram como resposta a proteção ativada, ou seja, as contas não foram abertas.
Caso o próprio usuário queira abrir uma conta, basta desativar o bloqueio. É possível, ainda, definir uma data para que a proteção seja reativada automaticamente.
O sistema também mostra um histórico das consultas feitas por bancos ao CPF ou CNPJ do usuário, o que permite acompanhar tentativas de abertura e identificar eventuais ações suspeitas.
Como usar o BC Protege+
Como ativar ou desativar a proteção para pessoa física?
Acesse a área logada do Meu BC no site do Banco Central
Entre com sua conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
Na tela principal, escolha ativar ou desativar a proteção
Escolha quanto tempo deseja manter a proteção desativada. É possível desativar por tempo indeterminado ou escolher uma data para a proteção ser reativada automaticamente.
Como ativar ou desativar a proteção para pessoa jurídica?
O sócio, representante ou o colaborador devidamente cadastrado no módulo de empresas da plataforma Gov.br deve acessar a área logada do Meu BC no site do Banco Central
Em seguida, entre com sua Conta gov.br prata ou ouro com verificação em duas etapas.
Clique em BC Protege+ no menu ou no card inicial.
Escolha a empresa em “Selecionar dados do titular” na tela principal.
Escolha ativar ou desativar a proteção. Se a empresa quiser abrir uma conta, todos os titulares e representantes precisam estar com seus CPFs com a proteção desativada.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário