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Economia

Após dois anos de restrições, ‘Inflação do Carnaval’ sobe 15% em 12 meses, aponta pesquisa

Levantamento do FGV Ibre destaca alta dos preços no setor de serviços e em itens específicos como anticoncepcionais e artigos de maquiagem.

Depois de dois anos de comemorações restritas devido à pandemia da Covid-19, o Carnaval de 2023 é o primeiro desde a descoberta do vírus a ocorrer sem limitações e controles nos foliões, e a volta das festas deve trazer preços mais elevados durante este período, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

O estudo aponta que a “inflação do Carnaval” acumulou alta de 15,5% nos últimos 12 meses até janeiro, mais que o triplo da inflação geral registrada pelo IPC-DI (índice de inflação da FGV), que ficou em 4,62% para o mesmo período.

A lista contém 26 itens acompanhados no IPC-DI que costumam ser consumidos durante o período festivo, que vão desde serviços básicos até produtos mais específicos desta época do ano.

Entre as principais altas, destacam-se as passagens aéreas, que subiram 58,83% nos últimos 12 meses, tarifas de táxi (11,82%), anticoncepcionais (11,57%), transporte por aplicativo (9,93%) e hotéis (9,85%).

Veja a cesta completa abaixo:

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