Conecte-se conosco

Cultura

Show do BTS em São Paulo: gritaria, palco grandioso e memes

A gritaria era contínua e ensurdecedora, os efeitos eram meticulosamente calculados, as frases em português estavam na ponta da língua de alguns dos integrantes, mesmo sendo um idioma tão diferente do coreano.

Indiscutivelmente um dos maiores fenômenos do momento, o grupo sul-coreano BTS fez neste sábado, 25, no Allianz Parque, em São Paulo, um show como tantos outros de ídolos pop, com gritaria dos jovens fãs, efeitos pirotécnicos e declarações em português. Mas foi difícil não ficar impressionado com a grandiosidade de tudo. A gritaria era contínua e ensurdecedora, os efeitos eram meticulosamente calculados, as frases em português estavam na ponta da língua de alguns dos integrantes, mesmo sendo um idioma tão diferente do coreano, e com direito a memes. Sim, o BTS não perdeu a oportunidade de agradar seu público brasileiro com um “vocês querem?” e também, por que não, um “juntos e shallow now”. Paula Fernandes se surpreenderia em ver que a indecifrável construção de sua versão do hit de Lady Gaga chegou aos meninos que hoje são comparados até aos Beatles.

A comparação é descabida, é claro. Mas foram os sete jovens, os maiores do gênero k-pop, os responsáveis por desbancar a banda de Liverpool em alguns recordes da Billboard, a tradicional revista americana que acompanha a indústria musical há décadas, registrando a movimentação de vendas, ascensão e queda de ídolos. No mês passado, o BTS igualou o recorde do quarteto inglês ao ter três álbuns ocupando, em momentos diferentes, o posto de mais vendido nos Estados Unidos em menos de um ano. A menção aos Beatles quando se fala do BTS se tornou irresistível até para a imprensa e a televisão americanas. No último dia 16, os sul-coreanos foram convidados pelo programa The Late Show with Stephen Colbert a prestar uma homenagem aos ingleses: vestiram-se de Beatles, imitando a primeira apresentação da banda nos EUA, em 1964.

Vendo o BTS no palco, não é difícil entender por que eles foram tão longe. Muito já se falou sobre a rigidez e seriedade com que os jovens encaram o trabalho, sobre seus clipes coloridos e com histórias que ninguém entende muito bem e sobre suas coreografias super elaboradas e um tanto amalucadas. O show, de mais de duas horas de duração, tem um pouco de tudo isso, somado a muita energia e simpatia de RM, Jimin, Suga, V, J-Hope, Jin e Jung-kook.

Show do grupo de k-pop BTS em São Paulo
Show do grupo de k-pop BTS em São Paulo (Big Hit Entertainment/Divulgação)

Show do grupo de k-pop BTS em São Paulo
Show do grupo de k-pop BTS em São Paulo (Big Hit Entertainment/Divulgação)

A apresentação começou pontualmente às 19 horas – quem esteve acampado por três meses nos arredores do Allianz provavelmente agradeceu – com os integrantes saindo de panteras instaladas no palco. A estrutura trazida pelo grupo ao Brasil para a apresentação neste sábado e domingo 26, aliás, é gigantesca. O palco, enorme, conta com uma passarela e um palco secundário, onde os cantores passam boa parte do show.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + nove =