Conecte-se conosco

Cultura

Série Rio Negro inicia palestras musicais nas escolas públicas em Manaus

Escola Estadual Diana Pinheiro é a primeira a receber a palestra “Conhecendo os metais graves da Orquestra”

Trombones e tubas devem invadir a sala de aula do ensino médio, da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, bairro Educandos, zona Sul de Manaus. O encontro ocorre no dia (8) de novembro, às 14h. A palestra “Conhecendo os metais graves da Orquestra” faz parte da “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos”, como contrapartida social do Projeto, e deve durar cerca de 1h. Além da apresentação, os alunos podem participar da experiência lúdica durante as atividades de escuta e percepção.

A palestra será conduzida pelo trombonista Hugo Pinheiro. Com 25 anos de experiência, Hugo possui mestrado em música na Suíça e doutorado nos Estados Unidos, o que lhe rendeu uma atuação não só no Brasil, mas também no exterior, contribuindo para torná-lo num grande incentivador do ensino da música para as novas gerações. O músico é o primeiro trombone da orquestra Pró Cultura do Amazonas e da orquestra Amazonas Filarmônica. Segundo ele, a palestra pretende mostrar os metais graves, que muitas vezes passam despercebido do público na grandiosidade da orquestra.

“Esses instrumentos ficam atrás da orquestra, porque enquanto temos 30 violinistas, os metais graves são apenas quatro. A ideia da palestra é ser bem interativa, até porque os músicos da Pro Cultura do Amazonas devem tocar algumas adaptações e arranjos preparados por mim, especialmente, para este evento”, explica o trombonista, destacando que escolheu o repertório de musicais, com composições bem expressivas, onde esses tipos de instrumentos, também possuem o protagonismo e a versatilidade nas diversas facetas dentro da orquestra.

Além do músico Hugo Pinheiro, chefe de naipe, os trombonistas Fábio Carmo e Michael Augusto e o tubista Wellington França, participam tocando as diversas possibilidades dos instrumentos, com uma linguagem simples para conectar o público com mais proximidade e de forma mais humana.

Palestras Musicais
As próximas palestras ocorrem ainda este mês, com data e local a serem confirmados pela produção da “Série Rio Negro”.

“As palestras musicais da “Série Rio Negro” mostram a democratização da música, da cultura, e essa democratização é um dos pilares da “Lei Rouanet”. Essas palestras são as contrapartidas sociais que a lei exige de cada projeto”, explica o maestro da Pro Cultura do Amazonas, Rubens Claudio de Souza.

Concertos Sinfônicos
A abertura da “Série Rio Negro” ocorreu na véspera da independência do Brasil, dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. O segundo concerto foi realizado no Teatro ICBEU, dia (21) de outubro. A próxima apresentação também está marcada no Teatro ICBEU, (18) de novembro, às 20h. O encerramento da primeira temporada da Série Rio Negro está marcado no Teatro Amazonas, dia (28) de dezembro, com o concerto de fim de ano.

Incentivo à Cultura
O projeto “Série Rio Negro” é realizado através da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, com o patrocínio master da Atem Distribuidora.

O patrocínio cultural é do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Além do patrocínio, o ICBEU é parceiro do projeto, a Pró Cultura do Amazonas é uma orquestra residente do Instituto.

A Série Rio Negro tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, com transmissão ao vivo dos concertos e cobertura jornalística , Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA). A realização é da Procult/Guerra Produções Culturais. Entre os principais objetivos: promover acesso à cultura; inclusão social e oportunidade de emprego e renda em Manaus.

A primeira temporada tem a regência e a direção artística do maestro Rubens Claudio de Souza e ainda a direção de produção do maestro Ezequias Guerra.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 19 =