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Tentativas de fraude já somam R$ 1,2 bi em 2024; Região Norte lidera, aponta estudo da ClearSale

Os produtos mais visados pelos criminosos foram eletrônicos e ar-condicionado, contabilizando R$ 2.633 e R$ 7.409 de perda, consecutivamente.

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Na primeira metade de 2024 o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude, totalizando R$ 1,2 bilhão, segundo estudo da ClearSale, empresa de inteligência de dados para prevenção deste tipo de crime. Em estudo divulgados pela CNN, a empresa detalha esse cenário, com data, horário, produto e publico alvo favoritos dos criminosos. A região mais afetada pelos golpes foi a Norte, com ticket médio de R$ 1.308, e os produtos mais visados pelos criminosos foram eletrônicos e ar-condicionado, contabilizando R$ 2.633 e R$ 7.409 de perda, consecutivamente.

No primeiro trimestre de 2024, a empresa mapeou que o dia da semana e o horário com a maior representatividade de investidas fraudulentas foram as quartas-feiras entre meia-noite e 5h.
O estudo ponderou que o aumento nas tentativas de fraude na compra de ar-condicionado pode ser explicado pela alta da demanda pelo produto.

A região nordeste registrou ticket médio de R$ 1.303, enquanto sudeste teve de R$ 1.129 e o centro-oeste de R$ 1.402.

A região sul registrou a menor taxa de tentativas e um ticket médio de R$ 1.319.
O executivo acredita que os golpistas procuram atacar usuários pouco familiarizados com o ambiente digital e isso reflete em algumas regiões do Brasil.

“Uma das hipóteses é que pode ser que no Norte e Nordeste do país, a gente tenha um percentual da população sem tanta maturidade no ambiente digital. O pessoal ainda é, em parte, iniciante no mundo online e fazem menos transações financeiras na internet. Os golpistas podem mirar essa inexperiência”, disse o CEO da ClearSale, Eduardo Mônaco.

Os produtos de moda, como roupas e acessórios, tiveram fraudes no valor médio de R$ 3.550.
Ainda pelo estudo, foi possível identificar que as maiores vítimas são homens e millennials, que relataram 212,8 mil tentativas de golpe, somando R$ 273 mil.

Em segundo lugar, a Geração Z (12 a 27 anos), registrou 198,6 mil tentativas, resultando em um valor de R$ 207 mil.

A maior concentração das tentativas ocorreu em fevereiro, com 177,6 mil ocorrências e um ticket médio de R$ 1.066.

O estudo, que analisou quase 68 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 30 de junho, também apontou redução de 3,5% no valor do ticket médio desses pedidos fraudulentos frente a 2023, valendo, em média, R$ 1.198.

Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.

Os fraudadores precisam de informações, na maior parte dos golpes de cartão de crédito, para conseguir efetivar uma compra em nome de outra pessoa.

Eduardo Mônaco, ressaltou que os fraudadores têm buscado maneiras de chamar menos atenção e manter muita lucratividade. “Eles adotam uma estratégia de agir com menos transações, mas atacando produtos com maior liquidez, com maior valor agregado e maior custo”.

Segundo Mônaco, dessa forma, os golpistas conseguem obter dinheiro sem chamar tanto a atenção dos sistemas de antifraude.

No primeiro trimestre de 2024, a empresa mapeou que o dia da semana e o horário com a maior representatividade de investidas fraudulentas foram as quartas-feiras entre meia-noite e 5h.

Como não cair em golpes

Segundo a companhia, para evitar fraudes em compras via cartão no e-commerce, é recomendado o uso de senhas fortes e que não sejam usadas em cadastros/inscrições mais de uma vez.

Outro caminho que leva a fraudes são os cliques em links suspeitos, usados por golpistas para direcionar suas vítimas a sites falsos — idênticos aos verdadeiros — com o objetivo de roubar dados e, posteriormente, efetivar fraudes.

Portanto, os especialistas pontuam atenção redobrada em links que pedem por recadastramento em sites que o usuário nunca efetuou cadastro, pedidos de trocas de senha não programadas ou links suspeitos.

Mais um tipo de ação fraudulenta comum no ambiente online é o “phishing”, que atrai usuários via ofertas que contêm links para captura de senhas e dados financeiros.

Por isso, é imprescindível verificar a página oficial da loja e pesquisar a reputação do anunciante.

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