Conecte-se conosco

Mundo

Tarifas de Donald Trump são desaprovadas por 60% dos americanos, diz pesquisa

Descontentamento cresceu nos últimos meses, embora a maior parte das sobretaxas ainda não tenha sido aplicada.

tarifas-de-donald-trump-sao-de

Os eleitores americanos não aprovam as tarifas sobre produtos importados impostas pelo presidente Donald Trump e acham que seu governo deveria focar mais em conter o aumento dos preços.

É o que revela pesquisa realizada pelo instituto YouGov para a rede de TV americana CBS.

De acordo com o levantamento, 60% dos americanos se opõem às tarifas, enquanto 40% são a favor.

Dos entrevistados, 70% acham que o governo Trump não está focando o suficiente em baixar os preços, 24% dizem que o foco está na medida certa e 6%, que está focando demais nisso.

Por outro lado, 61% afirmam que o governo está focando demais em impor tarifas, 33% que ele está focando na medida certa e 5%, que deveria focar mais ainda nisso.

A forma como Trump lida com a inflação é desaprovada por 64% dos americanos e aprovada por 36%.

O número está mais desfavorável ao presidente a cada pesquisa. Em março, 54% desaprovavam essa condução da inflação e 46% aprovavam; em junho, essa relação tinha mudado para 61% a 39%.

O humor do eleitorado americano se volta contra as prioridades de Trump na economia mesmo antes de as tarifas exercerem pressão sobre os preços. Os produtos ainda se beneficiam das compras antecipadas feitas por importadores e distribuidores, enquanto a maior parte das sobretaxas ainda está suspensa.

Quando esses estoques acabarem, se as tarifas forem mantidas, é provável que o descontentamento se agrave. Em novembro do ano que vem, os eleitores renovam toda a Câmara e um terço do Senado. Atualmente, os republicanos têm maioria, ainda que de estreitas margens, nas duas Casas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + três =