Brasil
Sindicatos entregam pauta com mais de 40 reivindicações de servidores federais ao MGI
Documento será protocolado como parte das formalizações exigidas pela Mesa Nacional de Negociação Permanente, cuja primeira reunião está prevista para fevereiro.
Sindicatos entregaram ao Ministério da Gestão e da Inovação no Serviço Público (MGI), na última sexta-feira (dia 30), uma pauta consolidada com mais de 40 reivindicações dos servidores públicos federais. O movimento marca o primeiro passo das negociações e mobilizações da Campanha Salarial Nacional dos Servidores Públicos Federais para este ano.
O documento foi construído em conjunto pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate). Ele será protocolado como parte das formalizações exigidas pela Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), cuja primeira reunião está prevista para fevereiro.
Entre as reivindicações, está a regulamentação do direito à greve, a equiparação dos benefícios entre os três poderes, a instituição do auxílio-nutrição para servidores aposentados e pensionistas, além também de pautas sociais, como a regulamentação de direitos das mulheres no serviço público federal.
Os servidores pedem ainda a participação nas discussões da reforma administrativa (PEC 38/2025), que tramita no Congresso Nacional, e a convocação de todos os aprovados em concursos vigentes.
Para a entrega das pautas, os servidores associados aos fóruns, bem como a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e suas entidades filiadas, organizaram um ato simbólico na Esplanada dos Ministérios.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário