Conecte-se conosco

Brasil

Renda média dos trabalhadores brasileiros é a menor em quatro anos, aponta consultoria

O estudo leva em consideração a renda real habitual da principal ocupação de quem está inserido no mercado

Os dados foram divulgados pelo Ipea.(Foto: FGV/Reprodução)

Os trabalhadores brasileiros com algum tipo de ocupação tiveram a pior renda média no segundo trimestre desde 2017. Foi o que mostrou um levantamento realizado pela consultoria IDados, com base em indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), referentes ao segundo trimestre do ano, nos últimos quatro anos.
O estudo leva em consideração a renda real habitual da principal ocupação de quem está inserido no mercado, seja em atividades formais ou informais, já descontada da inflação. Em junho deste ano o rendimento médio teve uma queda de quase 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, esse valor ficou em R$2.433, contra R$2.613, de julho de 2021.
A pandemia, o desemprego e a subocupação, além dos reflexos da inflação, são alguns dos fatores que contribuíram para a queda no rendimento médio de quem exerce alguma atividade remunerada no Brasil. “A pandemia prejudicou a renda média dos brasileiros que trabalham. Os que estão regressando ao trabalho estão encontrando um mercado fragilizado e isso prejudica a renda”, afirma o autor do levantamento, o pesquisador líder do mercado de trabalho da IDados, Bruno Ottoni.
A subocupação por insuficiência de horas, ou seja, pessoas que trabalham menos de 40 horas por semana mas estariam dispostas a trabalhar mais, atingiu o recorde da série. A maioria dos empregos são informais e a inflação elevada prejudica ainda mais esse quadro.
Leias mais no UOL.
Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + nove =