Conecte-se conosco

Brasil

Região Norte registra menor proporção de uso de drogas ilícitas, aponta Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad)

Cerca de um em cada cinco brasileiros (18,7%) já experimentou substâncias psicoativas ilícitas ao menos uma vez na vida,

regiao-norte-registra-menor-pr

A Região Norte, com (14,1%), registrou a menor proporção de indivíduos que relataram uso de substância psicoativa, excluindo álcool e tabaco (STA-exAT) ao longo da vida. A maior proporção foi observada na região Sul (25,4%), seguida pelo Sudeste (19,7%), Centro-Oeste (18,5%) e Nordeste (15,6%). Os dados são do último Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com dados de 2023.

regiao-norte-registra-menor-pr regiao-norte-registra-menor-pr regiao-norte-registra-menor-pr regiao-norte-registra-menor-prCerca de um em cada cinco brasileiros (18,7%) já experimentou substâncias psicoativas ilícitas ao menos uma vez na vida, segundo a atualização do Lenad. Entre os homens, 23,9% já usaram drogas e entre as mulheres, 13,9%. Entre as mulheres jovens (menores de idade), a quantidade de meninas que experimentou drogas foi superior à de meninos.

Segundo a pesquisa, 8,1% ou mais de 13 milhões de pessoas fizeram uso de drogas até um ano antes da pesquisa. Entre adultos, o consumo foi de 6,3% em 2012 para 15,8% em 2023, triplicando entre mulheres, grupo para o qual a evolução foi de 3% para 10,6%.

Quando considerado o consumo de cannabis entre adolescentes, estratificado pelas macrorregiões brasileiras, observou-se uma variação regional expressiva quanto ao consumo pelo menos uma vez na vida. Observou-se uma variação regional expressiva.

A região Sul apresentou a maior proporção (10,1%), seguido do Sudeste (6,9%) e das demais regiões — Nordeste (4,9%), Centro-Oeste (5,0%) e Norte (4,2%). Essa distribuição indica que adolescentes do Sul e Sudeste tendem a apresentar maior experimentação da substância, enquanto o uso nas demais regiões o consumo se mantém abaixo da média nacional.

Em relação ao uso no último ano, 3,4% dos adolescentes relataram ter consumido cannabis, com maior prevalência registrada no Sul (4,0%), seguida de Sudeste (3,9%) e Norte (3,4%), enquanto Nordeste (3,0%) e Centro-Oeste (2,1%) apresentaram os menores valores.

O consumo recente de cannabis entre adultos também variou de forma expressiva entre as regiões, com estimativas variando de 3,1% no Norte a 7,0% no Sudeste, com valores semelhantes no Sul (6,9%) e Centro-Oeste (6,6%).

Já o uso no último ano apresenta uma configuração diferente. As prevalências mais altas são observadas no Sudeste, com 7,0%, acompanhado de perto pelo Sul (6,9%) e Centro-Oeste (6,6%). As estimativas são menores no Nordeste (5,2%) e especialmente no Norte (3,1%). Enquanto o Sul lidera o uso na vida, é o Sudeste que ocupa a posição mais alta no consumo recente, indicando possível dinâmica de uso mais ativa e atualizada nessa região.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 17 =