Brasil
Quaest: preocupação dos brasileiros com violência dispara após megaoperação
Levantamento ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 6 e 9 de novembro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A preocupação dos brasileiros com a violência disparou após a megaoperação que deixou 121 mortos — entre eles, quatro policiais — no Rio de Janeiro em outubro, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12).
Para 38%, a violência é a maior preocupação em relação ao Brasil atual. O índice é o mais alto desde outubro de 2024. Em relação à última rodada do levantamento, publicada em outubro, houve um aumento de oito pontos percentuais neste número (confira os detalhes no gráfico abaixo).

Foram ouvidas 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Em 28 de outubro, uma megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro foi realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense. A ação se tornou a mais letal na história do país, com 121 mortos — todos homens. Entre as vítimas, dois policiais militares e dois civis.
Tema interrompe “lua de mel” com governo Lula, avalia CEO
Na avaliação do CEO da Quaest, Felipe Nunes, “a pauta da segurança pública interrompeu a lua de mel tardia do governo com o eleitorado independente” — isto é, aquele que não se identifica nem como “lulista”, ou de esquerda, nem como “bolsonarista”, ou de direita.
A pesquisa de hoje aponta que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, 47% dizem aprová-lo.
“É inegável que a preocupação com a violência escalou e pautou o debate nas últimas semanas, atraindo atenção e olhares para o tema”, analisa Nunes.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário