Conecte-se conosco

Brasil

Presidente do CNE volta atrás e diz que ‘entendeu’ que Enem 2021 seria em 2022

Guimarães de Castro chegou a afirmar que o presidente do Inep (braço do Ministério da Educação e organizador da prova), Danilo Dupas Ribeiro, mencionou a transferência da realização do exame para 2022 durante uma reunião nesta quinta (13)

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, voltou atrás na informação de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 só seria aplicado em janeiro de 2022. Ela disse que “entendeu que a prova seria no começo do ano que vem”. As informações são do G1.

Guimarães de Castro chegou a afirmar que o presidente do Inep (braço do Ministério da Educação e organizador da prova), Danilo Dupas Ribeiro, mencionou a transferência da realização do exame para 2022 durante uma reunião nesta quinta (13).

Segundo ela, Dupas Ribeiro havia relatado que há problemas no orçamento para a realização do Enem e que uma portaria deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) sobre o tema. O CNE é o órgão que assessora o MEC na elaboração de políticas nacionais de educação.

A assessoria de comunicação do Inep negou que Dupas Ribeiro tenha confirmado a transferência do Enem para 2022 e encaminhou um áudio com uma declaração do presidente do Inep durante a reunião.

Nele, uma voz creditada a Dupas Ribeiro afirma que o “Enem está em processo de planejamento”, que “não tinha como assinar algo e definir a data do Enem” e que “estamos engajados para que ocorra este ano”.

Questionada se haveria outro trecho da reunião em que a informação sobre a data do Enem tenha sido explícita, a assessoria informou que “não procede”.

Após a publicação da notícia, a presidente do CNE disse ter recebido um pedido de Dupas Ribeiro para esclarecer que não foi essa a informação passada no encontro desta quinta.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =