Conecte-se conosco

Brasil

Presidente Bolsonaro autoriza novo decreto de atuação das Forças Armadas na Amazônia

Em reunião na quinta, presidente autorizou a equipe jurídica do Palácio a formular a medida, cuja expectativa é de ser publicada nos próximos dias.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu editar decreto autorizando uma nova operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) na floresta amazônica. As informações são da CNN Brasil.

Segundo relatos feitos à CNN, em reunião na quinta-feira (10), o presidente autorizou a equipe jurídica do Palácio do Planalto a formular a medida. A expectativa é de que ela seja publicada ainda neste mês e tenha duração, em um primeiro momento, até o final de julho.

A informação de que o governo federal discutia o retorno das Forças Armadas à floresta amazônica foi antecipada no mês passado pela CNN.

O foco da nova iniciativa deve ser no chamado arco do desmatamento, cidades onde o número de queimadas costuma ser mais elevado.

O período de seca na floresta amazônica ocorre entre maio e setembro. A última GLO na floresta amazônica teve o prazo finalizado no início de maio, sem que o decreto fosse renovado. A proposta avaliada é de que as Forças Armadas atuem no combate ao desmatamento até que o Meio Ambiente viabilize investimentos no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e no ICMBio (Instituto Chico Mendes), órgãos federais de fiscalização ambiental.

O presidente aprovou para este ano corte de 24% no orçamento do meio ambiente em relação ao ano passado. O Meio Ambiente solicitou à Economia uma compensação orçamentária de R$ 270 milhões. O ministro Paulo Guedes já indicou a liberação dos recursos, mas eles ainda não foram viabilizados.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80