Brasil
PL da Dosimetria: 47% são contra redução de penas proposta, diz Quaest; 24%, a favor e 19% querem diminuição ainda maior
A rejeição é maior entre os eleitores que se dizem lulistas ou de esquerda não lulista e menor entre os que se dizem de direita ou bolsonaristas.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que 47% dos eleitores são contra o projeto de lei da dosimetria, que reduz penas para condenados pela tentativa de golpe de Estado.
O projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados, está em discussão no Senado.
A Quaest perguntou: Se o Senado aprovar a proposta da Câmara, a pena de Bolsonaro pode cair de 27 para cerca de 20 anos, e o tempo em regime fechado de 6 anos para 2 anos e 4 meses. Você aprova esse projeto?
Veja os números
A favor da redução proposta: 24%
A favor de reduções ainda maiores: 19%
Contra a redução da pena: 47%
Não sabe/não respondeu: 10%

A rejeição é maior entre os eleitores que se dizem lulistas ou de esquerda não lulista e menor entre os que se dizem de direita ou bolsonaristas. Entre eleitores independentes, 48% são contra a redução proposta; 27%, a favor; e 11%, a favor de reduções ainda maiores.

A Quaest também perguntou aos eleitores se eles acreditam que o PL da Dosimetria foi aprovado para reduzir a pena de Bolsonaro ou a de todos os condenados.
Veja os números
Reduzir a pena de Bolsonaro: 58%
Reduzir a pena de todos: 30%
Não sabe/não respondeu: 12%

44% rejeitam anistia; 36% defendem para todos, inclusive Bolsonaro
A Quaest também voltou a perguntar aos eleitores a opinião sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe.
A parcela dos que são contrários continua a ser a maior, 44% rejeitam anistia, mas houve uma oscilação para baixo, dentro da margem de erro, ante os 47% registrados em outubro.
Já a parcela dos que são a favor oscilou, também dentro da margem de erro, um ponto para cima, (de 35% para 36%).
A parcela dos que são a favor de uma anistia só para os condenados do 8 de janeiro oscilou para cima, de 8% para 10%.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos. Foram feitas 2.004 entrevistas em todo o país entre 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário