Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa confirma aumento da fome no país e indica que desnutrição é mais grave em meninos negros

A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021, afetando de forma mais grave os meninos negros.

Dados informam um crescimento da fome nos últimos anos. (Foto:Reprodução)

De acordo com o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes, divulgado nesta terça-feira,26/7, pelo Instituto Desiderata, há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade.

De acordo com o levantamento, o índice de desnutrição caiu de 5,2%, em 2015, para 4,8%, em 2018, aumentando a partir daquele ano em todos os grupos etários acompanhados pelo Sistema Único de Saúde. Em 2019, essa taxa subiu para 5,6%, e está em 5,3%, em 2021.

A desnutrição entre meninos pretos e pardos, entretanto, foi dois pontos percentuais acima do valor observado entre meninos brancos, ampliando a diferença a partir de 2018.

Já entre os meninos brancos, a curva foi inversa, com redução do percentual da desnutrição a partir de 2019.

Elaborado a partir de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, gerados pelas unidades do SUS, o Panorama mostra aumento da insegurança alimentar de 2015 a 2021, aumentando as incidências de desnutrição e também de obesidade.

A informação é da Agência Brasil.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 9 =