Brasil
Ouvidoria do Ibama divulga painel com dados sobre denúncias e outras manifestações
Consulta às informações relativas a denúncias, elogios, reclamações, solicitações e outros foi facilitada pela ferramenta, que é atualizada diariamente.

A partir deste mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tornou público aos cidadãos o Painel da Ouvidoria, que disponibiliza dados referentes às demandas da população protocoladas pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) na autarquia.
O painel da Ouvidoria do Ibama informa, por exemplo, que foram registrados 2.163 pedidos de acesso à informação e 17.886 manifestações no âmbito da unidade ano passado. O serviço é atualizado diariamente e oferece um panorama das demandas da população direcionadas ao Instituto, seja em forma de denúncias, elogios, reclamações, sugestões ou solicitações.
Fruto do trabalho realizado pela equipe da Ouvidoria do Ibama, a ferramenta foi desenvolvida para proporcionar acesso fácil e compreensível ao quantitativo de manifestações tratadas pela unidade, dentre outros dados que podem ser filtrados pelos usuários. Anteriormente, tais informações eram disponibilizadas apenas em formato de relatórios elaborados anualmente.
Conforme a ouvidora do Ibama, Fernanda da Silveira Campos, o painel está dividido em três abas: Informações sobre as manifestações de ouvidoria, Pedidos de acesso à informação, e Atendimentos realizados pela Central de Atendimento. O painel possibilita verificar os dados por período de tempo (por exemplo, ano e mês), os principais assuntos demandados, bem como as áreas do Ibama mais demandadas. Quanto às manifestações de ouvidoria, o painel permite filtrar os tipos de manifestações mais recorrentes, o quantitativo de manifestações respondidas e em tratamento, além do quantitativo de manifestações vencidas.
Em relação à Lei de Acesso à Informação (LAI), é possível extrair o quantitativo de recursos, omissões e tempo médio de resposta. “O Painel constitui um instrumento fundamental para ampliar a transparência institucional, promovendo a participação social e fortalecendo o controle exercido pela sociedade sobre a atuação do poder público”, explica Fernanda.
A ouvidora ressaltou, ainda, que o objetivo do Painel da Ouvidoria do Ibama é proporcionar à população uma visão atualizada e tempestiva dos dados produzidos a partir das manifestações dos cidadãos, permitindo maior transparência sobre o funcionamento e a gestão das manifestações direcionadas ao Instituto.
Os serviços da Ouvidoria podem ser acionados via telefone, por meio da Central de Atendimento: 0800 061 8080, ou pela internet, via Plataforma Fala.BR, que centraliza todas as manifestações e os pedidos de acesso à informação amparados pela Lei nº 12.527/2011 e dirigidos ao Poder Executivo federal, suas entidades vinculadas e empresas estatais.
Acesse o Painel da Ouvidoria
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário