Conecte-se conosco

Brasil

No Norte e Centro-Oeste, só 5% confiam muito nos partidos políticos, diz Datafolha

As duas regiões apresentaram o maior índice de confiança nas Forças Armadas, que seguem com o índice mais alto de confiança entre os brasileiros, segundo a pesquisa realizada entre 4 e 5 de julho..

Nas regiões Norte e Centro-Oeste só 5% confiam muito nos partidos políticos e 8% confiam muito no Congresso Nacional (deputados e senadores). É o que mostra a última pesquisa Datafolha, realizada entre 4 e 5 de julho de 2019, com 2086 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 130 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

As duas regiões apresentaram o maior índice de confiança nas Forças Armadas, que seguem com o índice mais alto de confiança entre os brasileiros. A pesquisa mostra que os seis meses do governo de Jair Bolsonaro (PSL) tiveram pouco impacto sobre a percepção dos brasileiros sobre as instituições que atuam na democracia brasileira. As Forças Armadas seguem com o índice mais alto de confiança, enquanto partidos políticos continuam pouco confiáveis, com poucas mudanças nos índices registrados em julho na comparação com três meses atrás, em abril deste ano.

Uma parcela de 42% confia muito nas Forças Armadas, índice ligeiramente inferior ao registrado em abril (45%). Os demais confiam um pouco (38%) nas Forças Armadas, e 19% não confiam. No levantamento passado, esses índices eram de 35% e 18%, respectivamente.

Na sequência, com maior nível de confiança, aparece a Presidência da República, o Poder Judiciário, considerando juízes e desembargadores, Ministério Público,grandes empresas nacionais e imprensa. Neste gruo, a imprensa foi a única instituição a registrar alta relevante no grau de desconfiança (em abril, 26% não confiavam).

A lista conta ainda com o Supremo Tribunal Federal, com o Congresso Nacional e com os partidos políticos. Desde abril, a taxa dos que não confiam subiu quatro pontos, de 54% para os 58% registrados em julho. O Datafolha também consultou o grau de confiança nas redes sociais, que foram consideradas muito confiáveis por 9%, um pouco confiáveis por 42% e nada confiáveis por 46%.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 3 =