Conecte-se conosco

Brasil

Norte e Centro-Oeste têm maior índice de contrários a vices e regra de suplente de senador

Levantamento do Paraná Pesquisa: No Norte e Centro-Oeste, 54,7% são a favor do fim dos cargos de vice vice-prefeito, vice-governador e vice-presidente da República, contra uma média nacional de 53,4%.

A população das regiões Norte e Centro-Oeste é a que apresenta o maior índice dos que concordam que o Brasil deveria acabar com os cargos de vice-prefeito, vice-governador e vice-presidente da República e dos que discordam da regra atual de suplente de senador, isto é, quando um senador se afasta quem assume é o suplente e não o próximo colocado nas eleições diretas, que obtiveram o voto dos eleitores. É o que mostram dois levantamentos do Paraná Pesquisa, realizados no final de julho.

No Norte e Centro-Oeste, 54,7% são a favor do fim dos cargos de vice vice-prefeito, vice-governador e vice-presidente da República, contra uma média nacional de 53,4%, segundo o levantamento com uma amostra de 2.184 habitantes. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 170 municípios brasileiros entre os dias 17 e 20 de julho 2.019.

Nas duas regiões, 73,2% discordam da regra atual de suplente de Senador e defendem que, quando um Senador se afasta quem deve assumir é o o próximo colocado nas eleições. O levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 170 municípios brasileiros entre os dias 17 e 20 de julho 2.019, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

 

A amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,0% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 949 entrevistas, 4,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 588 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 328 entrevistas e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 319 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =