Brasil
Mutirões de fim de semana do INSS reduzem espera de 2 mil pessoas na Região Norte
Força-tarefa realizada no último fim de semana alcançou seis estados: Tocantins, Pará, Amazonas, Amapá, Acre e Rondônia.
No Amazonas, mais de 450 pessoas foram beneficiadas com a ação que aconteceu na Agência da Previdência Social Codajás, na capital do estado.(Foto:Reprodução)
No último fim de semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atendeu mais de 2 mil pessoas nas agências da Previdência Social de seis estados da Região Norte. Os mutirões reduziram a espera da população por meio da antecipação da perícia médica, do Ministério da Previdência Social, etapa obrigatória para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
Em Palmas (TO), 280 pessoas que tinham agendamentos para datas futuras conseguiram antecipá-los para o último fim de semana. Edite Krahô, de 40 anos, indígena residente em Tracajá, foi uma das beneficiadas com o mutirão e realizou a perícia médica para reavaliação periódica do BPC das suas filhas Barbara Awcapàt (que significa “noite” em Krahô) e Alice Catxêkwyj (“estrela”, na língua originária), gêmeas com 13 anos de idade. Antes do mutirão, o atendimento estava previsto apenas para o final de janeiro do próximo ano. “Eu nunca imaginei que seria atendida no fim de semana. Estamos bem felizes de conseguir realizar a perícia hoje”, destacou a mãe.
Além de Tocantins, outros estados também tiveram mutirões no sábado e domingo. No Pará, oito municípios tiveram atendimento no fim de semana. Ao todo, 619 perícias médicas foram realizadas nas cidades de Xinguara, Tucuruí, Goianésia, Rondon, Marabá, Redenção, Parauapebas e Jacundá.
Já no Amazonas, mais de 450 pessoas foram beneficiadas com a ação que aconteceu na Agência da Previdência Social Codajás, na capital do estado.
Em Macapá, capital amapaense, 267 perícias foram realizadas no mutirão. No Acre, as unidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul contabilizaram juntas mais de 200 perícias realizadas.
Em Rondônia, no município de Nova Brasilândia, 229 pessoas realizaram perícia médica.
Os mutirões devem ocorrer até o final do ano, com a parceria entre o INSS e o Ministério da Previdência Social, para agilizar a concessão de benefícios à população.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário