Conecte-se conosco

Brasil

Ministério da Saúde prioriza capitais na distribuição de doses da vacina da Pfizer

Carregamento com um milhão de doses do imunizante está previsto para chegar no dia 29, em São Paulo; a distribuição às capitais começa no dia 30.

MS ainda estuda o transporte da vacina. (Foto:Divulgação)

O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otavio da Cruz, afirmou nesta sexta-feira (23) em conversa com jornalistas, que o primeiro lote das vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/Biontech começam a ser distribuídas exclusivamente às capitais brasileiras.

O carregamento de 1 milhão de doses deve chegar no dia 29 de abril no aeroporto de Viracopos, em São Paulo, como antecipou a CNN, e já no dia 30 passam a ser distribuídas somente para as capitais dos estados.

De acordo com o secretário, ainda estão sendo estudadas as questões logísticas de transporte do imunizante da Pfizer para municípios menores.

Um dos principais impeditivos para a compra da vacina por parte do governo brasileiro era de que a temperatura ideal para armazenamento era entre -60º C e -90º C.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as temperaturas de armazenamento da vacina da Pfizer, que podem ser guardadas em recipientes de -25º C a -15º C, mas somente por até duas semanas. As câmaras de armazenamento dos imunizantes em postos de saúde não comportam temperaturas inferiores a essas.

A previsão para o mês de maio é que a Pfizer entregue em média 650 mil doses por semana, totalizando 2,5 milhões de doses no mês inteiro.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =