Conecte-se conosco

Brasil

Lula confirma Marinho no Trabalho e convida presidente da Fiesp para Indústria e Comércio

Luiz Marinho é o atual presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo.

Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez mais dois anúncios sobre sua equipe ministerial nesta quarta-feira (14). O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) será o ministro do Trabalho.

A embaixadora Maria Laura da Rocha foi indicada pelo futuro ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira como secretária-geral do Itamaraty.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Indústria e Comércio. Houve uma reunião entre os dois hoje em Brasília. Segundo aliados do petista, o dono da Coteminas não deu uma resposta e teria pedido um tempo para avaliar.

Luiz Marinho é o atual presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo. Nascido em Cosmorama, no interior de São Paulo, em 1959, e hoje com 63, Marinho é formado em direito, mas vem de uma longa carreira como sindicalista e político. Já foi ministro de Lula em seus primeiros governos e também prefeito de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

Foi, desde os anos de 1970, operário da Volkswagen, em São Bernardo, por onde é hoje aposentado, onde conheceu Lula e onde, desde o início, participou do movimento sindical que se fortalecia à época na região no entorno da capital conhecida como ABC.

Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula -, e seguiu no cargo até 2003, quando partiu para assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Nos governos de Lula, foi ministro do Trabalho, entre 2005 e 2007, e, depois, ministro da Previdência, em 2007 e 2008. Comandou a prefeitura de São Bernardo por dois mandatos, de 2009 a 2016.

As informações são da CNN.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + dois =