Brasil
Ipsos-Ipec: 64% dos brasileiros apoiam a COP30 no país, mas 55% está desinformada sobre o evento
Escolha da capital paraense como cidade-sede é reprovada por 43% da população, enquanto 33% são a favor.

Uma pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira mostra que 55% da população do Brasil se declara “nada informada” sobre a COP 30, maior conferência climática do mundo, que acontecerá no próximo mês em Belém (PA). Ao mesmo tempo, 64% dos brasileiros apoiam a realização do evento no país, enquanto apenas 17% pensam o contrário. 20% não sabem ou não responderam.
Você apoia a COP30 no Brasil?
O desconhecimento é maior entre pessoas com ensino fundamental e com renda familiar de até um salário mínimo, ambos com 62%. Ainda conforme a pesquisa, entre os que se consideram “muito informados” sobre a cúpula, 77% apoiam a realização do evento no Brasil — taxa que sobe para 83% entre os que se dizem “pouco informados”.
“Há uma percepção geral de que o tema é importante e que sediar a conferência é positivo para o Brasil. Agora, o desafio para organizadores e poder público é transformar esse apoio em um engajamento informado e participativo, conectando as discussões da COP 30 com o dia a dia das pessoas”, analisa Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec.
Considerando o que já ouviu sobre a COP30, você está:
Escolha de Belém
O levantamento também perguntou sobre a escolha de Belém como cidade-sede do evento. Ao longo dos últimos meses, a capital paraense passou a ser alvo de críticas devido à crise das hospedagens, causadas pelo alto custo cobrado pela rede hoteleira local e também pela escassez de leitos. A situação fez a organização da COP, em parceria com o Governo Federal, criar uma plataforma oficial com estadias mais baratas, além de oferecer quartos em navios de cruzeiro.
Em meio às incertezas, 43% dos brasileiros afirmam que o evento deveria ocorrer em um local “com maior infraestrutura”, mesmo que longe da Amazônia. Ao contrário, 33% aprovam a escolha de Belém.
Sobre o quão preparada estará Belém para sediar a COP, 50% dos brasileiros acreditam que a cidade estará “pouco ou nada preparada” até novembro. Somente 29% acreditam que Belém estará “preparada ou muito preparada” para o evento, enquanto 21% não sabem opinar. Entre os que não apoiam a conferência no país, 74% acreditam que a cidade estará “pouco ou nada preparada”.
Sobre a escolha de Belém:
Impacto da cúpula
O otimismo com a realização da conferência, segundo a pesquisa, é demonstrado pelos 59% da população que concordam (totalmente ou em parte) que “as decisões tomadas na COP 30 terão um impacto real e prático no combate às mudanças climáticas” — enquanto apenas 23% discordam.
Os brasileiros também acreditam que a redução do desmatamento a proteção das florestas devem ser os temas de prioridade do governo (40%). Em segundo lugar está a recuperação de áreas degradadas, com 27%.
56% da população acredita que a COP 30 trará “mais benefícios do que prejuízos para a economia do país”. Mesmo entre os que se consideram “pouco informados”, a percepção se faz presente para 72% do grupo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, e ouviu 2 mil pessoas em 132 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário