Brasil
INSS promete lançar nova estrutura para atender segurado que não usa tecnologia
Mudança começa em 22 de julho e busca tornar agências mais acessíveis. A atuação do órgão será mais focada na presença física.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai implementar, a partir de 22 de julho, uma nova estrutura interna com o objetivo de melhorar a gestão dos atendimentos nas agências da Previdência, na Central 135 e no aplicativo Meu INSS.
A medida foi formalizada por portaria publicada na última segunda-feira (dia 15) e faz parte de uma mudança de foco na atuação do órgão que será mais focada na presença física e adaptação ao segurado que não está habituado à tecnologia.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a reestruturação marca uma nova fase:
— O Instituto, que vinha com foco na tecnologia da informação e digitalização de documentos, agora assume uma nova direção: a humanização do nosso atendimento junto ao segurado.
Uma das mudanças será a ampliação progressiva dos serviços prestados nas 1.587 agências espalhadas pelo país. A ideia é permitir que mais demandas, especialmente aquelas relacionadas à manutenção de benefícios, possam ser resolvidas diretamente nas unidades, respeitando a capacidade de cada local.
Além disso, os canais digitais e por telefone — o aplicativo Meu INSS e a Central 135 — passarão a ser supervisionados por uma coordenação-geral específica, voltada exclusivamente à gestão do atendimento ao cidadão. O objetivo é garantir mais agilidade nas respostas e padronização do serviço.
Também está prevista a criação de uma nova área de gestão das Centrais de Análise de Benefícios, com foco na redução do tempo de espera para aposentadorias, pensões e outros direitos. A medida visa acelerar a concessão de benefícios, um dos principais gargalos do órgão. Em junho, a fila de reconhecimento inicial de direito era de 2,44 milhões de requerimentos.
Outro ponto destacado pela nova estrutura é a atenção especial aos segurados com menor familiaridade digital, como idosos ou pessoas com pouco acesso à internet. A proposta é tornar as agências ambientes mais acolhedores e acessíveis.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário