Conecte-se conosco

Brasil

IBGE cancela processo seletivo para trabalhar no Censo 2021 previsto para abril

O Instituto ainda não se pronunciou sobre como deverá ser feita a devolução do valor para os candidatos que já se inscreveram no concurso e informou, em nota, que as provas não serão realizadas nas datas que estavam no cronograma.

IBGE oferecia 200 mil vagas no concurso do Censo 2021. (Foto: Divulgação/IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cancelou o processo seletivo para trabalhar no Censo 2021 que ocorreria neste mês. O motivo foi o corte de 96% dos recursos voltados para a pesquisa sobre a demografia brasileira no Orçamento federal, aprovado no fim de março.

Em sua página no Twitter, o IBGE disse que “as provas dos processos seletivos para trabalhar no Censo não serão realizadas nas datas que estavam no cronograma dos editais (18/04 para Agente Censitário e 25/04 para Recenseador)”.

Ao todo, tinham sido abertas 200 mil vagas, sendo 181.898 para a função de recenseador, que faz as coletas dos dados, 5.450 para a função de agente censitário municipal e o restante para supervisor. A exigência é ter ensino médio.

Segundo o IBGE, o instituto aguarda o posicionamento do Ministério da Economia sobre o orçamento do Censo para avaliar um novo planejamento para as provas. O CNN Brasil Business entrou em contato com a pasta, mas o ministério disse que não vai se pronunciar.

A equipe do CNN Brasil Business também entrou em contato com o IBGE para saber sobre o reembolso das inscrições (que variavam de acordo com a função desejada) e aguarda a resposta do instituto.

Com informações da CNN Brasil.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *