Conecte-se conosco

Brasil

Governo federal diz que 371 mil estão aptos a ter CNH renovada automaticamente

Segundo o diretor, os condutores brasileiros economizarão R$ 120 milhões com custos de renovação do documento

cnh-governo-estima-economia-de

Começa a valer nesta 6ª feira (9.jan.2026) a renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Segundo o diretor do Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão do Ministério dos Transportes, Basílio Militani, 371 mil condutores estão aptos para a renovação no 1º mês de funcionamento do programa. Desses, 311 mil são condutores não profissionais e cerca de 60.000 são condutores profissionais.

“Serão 300 mil condutores [não profissionais] beneficiados neste 1º mês de programa e mais 60.000 condutores profissionais. O número se atualiza diariamente porque há habilitações vencendo todos os dias”, afirmou durante cerimônia que marcou o início do programa de renovação automática de CNH para bons condutores.

Segundo o diretor, os condutores brasileiros economizarão R$ 120 milhões com custos de renovação do documento. A estimativa que também será atualizada a cada dia, conforme novos condutores se tornam aptos à renovação automática.

O condutor que tiver direito a ser beneficiado pelo programa, depois de cadastrado no aplicativo CNH do Brasil, receberá uma notificação informando que estão aptos, bem como o selo de “bom condutor” na CNH digital.

Quem tem direito ao benefício

A medida faz parte da política do RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores) e tem como objetivo premiar o bom comportamento no trânsito e reduzir a burocracia.

Para ter a CNH renovada automaticamente, o condutor precisa cumprir 3 requisitos:

  • não ter multas nem infrações registradas nos últimos 12 meses;
  • não ter pontos na CNH no mesmo período;
  • estar cadastrado no RNPC.

O cadastro no RNPC não é automático. O motorista deve autorizar a participação pelo aplicativo CNH Brasil ou pelo site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Após a adesão, o sistema passa a monitorar o histórico do condutor.

As informações são do Poder 360


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 10 =