Conecte-se conosco

Brasil

Governo cria ‘lista vermelha’ com criminosos mais procurados do Brasil; veja os oito que são do Amazonas

Lista com os indivíduos mais perigosos do país pode ter o perfil de até 216 criminosos.

governo-cria-lista-vermelha-co

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou na última segunda-feira (08/12) o Projeto Captura que traz uma lista com os nomes dos criminosos mais perigosos do país que estão foragidos, incluindo oito do Amazonas. O evento contou com a participação do ministro Ricardo Lewandowski.

governo-cria-lista-vermelha-co

governo-cria-lista-vermelha-co

governo-cria-lista-vermelha-coLista com os indivíduos mais perigosos do país pode ter o perfil de até 216 criminosos. Foi permitido incluir oito nomes de criminosos por estado, que são considerados de alta periculosidade e que estão fora da cadeia, mas com mandado de prisão em aberto.

Já foram incluídos 199 nomes. Isso porque nem todo estado enviou, até o momento, os oito nomes permitidos para figurar na lista do Projeto Captura do MJSP.

Maioria é de criminosos do sexo masculino. Do total incluído na lista até agora, 196 são homens, e três são mulheres. A lista completa pode ser verificada aqui.

Únicas mulheres na lista de mais procuradas até agora: Marítssa Ingridy da Silva Rodrigues (MT); Deuzirene Cardoso Silva (RR); Yasmin Loranne Oliveira Santos (TO).

Todos esses nomes têm envolvimento com crimes hediondos e/ou pertencem a facções criminosas. “A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, afirmou o MJSP.

Lista compila informações essenciais sobre os criminosos: é possível verificar o nome, idade, local de nascimento e apelidos no mundo do crime. Importante ressaltar que esses bandidos podem ter fugido de seu estado de origem para buscar abrigo em outro local.

Ministério vai instalar uma célula operacional do Projeto Captura com foco especial no Rio de Janeiro. A ideia é buscar criminosos foragidos escondidos no estado fluminense, uma vez que áreas dominadas pelo crime organizado do Rio se tornaram refúgio para criminosos de outros estados, principalmente aqueles associados ao Comando Vermelho.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski também assinou portaria para combater as facções. Batizada de Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado, a plataforma agrupa informações e dados de inteligência da polícia no combate às organizações criminosas que poderão ser compartilhados entre as forças de segurança federal e dos estados.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =