Brasil
Forças Armadas inscrevem para 1.565 vagas em dois concursos de nível médio
O que muita gente se pergunta então é se é possível concorrer a vagas em mais de um processo seletivo ao mesmo tempo.

As Forças Armadas têm diversas oportunidades para quem possui nível médio e quer ser um militar de carreira. Estão abertas, no momento, as inscrições para dois concursos, com 1.565 vagas.
O concurso da Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx) oferece 440 vagas. Além de ensino médio completo, os candidatos devem ter idade entre 17 e 22 anos (até 31 de dezembro do ano da matrícula).
Há 1.125 vagas para admissão na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2026. Do total, 1.015 são para a área geral, 80 para saúde e 30 para música. Podem se inscrever candidatos com idade mínima de 17 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para a área geral, é preciso ter no máximo 24 anos. Já para saúde e música, o limite é de 26 anos.
O que muita gente se pergunta então é se é possível concorrer a vagas em mais de um processo seletivo ao mesmo tempo. Segundo professores de cursos preparatórios ouvidos pelo EXTRA, a resposta é sim, desde que o candidato se dedique e faça adaptações.
O concurso da Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx) inclui provas, em 13 e 14 de setembro, de Português, Matemática, Física, Química, Geografia, História, Inglês e Redação. O concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA) terá prova objetiva, em 28 de setembro, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Brasil, Inglês, e Redação. Além disso, haverá o Exame de Habilitação Musical para candidatos da área de Música, convocados conforme sua classificação.
Além deles, a Força Aérea Brasileira já encerrou as inscrições para o concurso de admissão aos cursos de formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. Quem se prepara pra essa prova, em 6 de julho, porém, geralmente tem uma base para prestar os outros dois concursos, já que o da FAB é o mais difícil.
— A EsPCEx tem conteúdo programático bem semelhante ao da ESA. Porém, o nível da EsPCEx é mais alto (mais difícil). Logo, uma boa preparação para a EsPCEx ajuda bastante no concurso da ESA. É possível estudar para estes dois concomitantemente — acrescenta o professor Rodrigo Vieira, diretor do Curso Dedicação.
Diego Ribeiro, coordenador de carreiras militares do Gran Concursos, avalia que apesar de ser desafiador, é possível se preparar para as três provas:
— Estudar simultaneamente para este concurso da FAB e os dois do Exército é desafiador, mas possível, devido à sobreposição de disciplinas cobradas. Todos exigem conhecimentos em Português, Matemática e Inglês. A AFA inclui Física, enquanto a ESA adiciona História e Geografia. A EsPCEx, por sua vez, abrange Física, Química, Geografia e História.
Vieira explica ainda que as provas são de múltipla escolha e bibliográficas, ou seja, “as bancas seguem o conteúdo programático previsto no edital e a bibliografia citada”.
— Para uma boa preparação, é essencial duas coisas: resolver, pelo menos, as últimas cinco provas anteriores e conhecer bem a bibliografia do concurso, lendo o edital.
Os editais dos concursos, aliás, devem ser bem checados pelos candidatos antes de fazerem suas inscrições. Isso porque cada seleção pode trazer requisitos além de idade, como altura mínima e máxima.
Como se inscrever
A Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx) tem 440 vagas, sendo 400 para pessoas do sexo masculino e 40 para o sexo feminino. Para participar, é preciso ter nível médio de escolaridade e idade entre 17 e 22 anos (até 31 de dezembro do ano da matrícula).
Também há requisitos de idade. No caso dos homens, no mínimo, 1,60m, a não ser para os candidatos com até 16 anos, que passam com 1,57m se apresentarem um exame atestando a possibilidade de crescimento. Para mulheres, o limite mínimo é de 1,55m.
As inscrições terminarão em 9 de maio no site da escola. A taxa custará R$ 100.
Na Escola de Sargento das Armas (ESA), 1.015 vagas são para a área geral, 80 para saúde e 30 para música. Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 17 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para a área geral, é preciso ter no máximo 24 anos. Já para saúde e música, esse limite é de 26 anos.
O concurso exige ainda que os candidatos homens tenham altura mínima de 1,60m e as mulheres, 1,55m. Há uma exceção para homens com até 16 anos de idade, que podem ter 1,57m de altura se um exame comprovar a possibilidade de crescimento.
As inscrições estão abertas até 18 de maio, no site esa.eb.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 95.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário