Brasil
Fies abre inscrições para vagas remanescentes nesta terça-feira. Saiba como fazer
Candidatos têm até 29 de abril para se inscrever no Portal Único; resultado será divulgado em 6 de maio.

Estudantes que desejam concorrer às vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 já podem se preparar para o processo seletivo. As inscrições estarão abertas nesta terça-feira (22) e seguirão até o dia 29 de abril, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Fies oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante as etapas regulares do programa, e são destinadas a candidatos que atendem a requisitos de frequência mínima exigida para concluir o primeiro semestre letivo de 2025.
Inscrições
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve atender aos seguintes requisitos: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média superior a 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação; não ter participado como “treineiro” no Enem; ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e, obrigatoriamente, condições de atingir a frequência mínima no curso escolhido para o primeiro semestre de 2025.
Vagas disponíveis
Neste ano, o MEC oferece mais de 112 mil vagas no Fies, sendo 67.301 disponíveis no primeiro semestre. As vagas restantes serão distribuídas no processo seletivo do segundo semestre de 2025, incluindo as que não forem preenchidas após a convocação das vagas remanescentes.
Divulgação de resultados
O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de maio e incluirá a ordem de classificação e uma lista de espera. Caso o estudante seja pré-selecionado, ele precisará comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino entre os dias 7 e 8 de maio, para confirmar as informações fornecidas durante a inscrição.
O edital também estabelece que 50% das vagas remanescentes serão reservadas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além disso, há uma reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, seguindo a proporção da população de cada estado, conforme dados do último censo do IBGE.
Fies Social
Para os candidatos que se enquadram no Fies Social, há a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais. A seleção dos estudantes para essa modalidade será feita automaticamente com base nos dados do CadÚnico, e os beneficiários estarão isentos da comprovação de renda familiar junto à CPSA.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário