Brasil
Ex-conselheiro de entidade ruralista vai comandar Secretaria da Amazônia
Nomeação de Joaquim Álvaro Pereira Leite foi confirmada na edição esta segunda-feira do Diário Oficial da União
Um ex-conselheiro de uma das principais entidades ruralistas do país vai comandar a recém-criada Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A nomeação de Joaquim Álvaro Pereira Leite foi confirmada na edição esta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU). Segundo seu próprio currículo em uma plataforma digital, Leite foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB) durante 23 anos. A entidade é uma das que divulgaram uma nota de apoio à gestão de Ricardo Salles à frente do MMA dias depois da veiculação da fala de Ricardo Salles sobre aproveitar a epidemia da Covid-19 para “passar a boiada” na área ambiental.
Joaquim Álvaro Pereira Leite já ocupava cargos de confiança no MMA desde 2019, e, até hoje, era o responsável pela Secretaria de Florestas e Desenvolvimento Sustentável do ministério, que deu lugar à nova Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais.
No meio ruralista, Leite é conhecido por ser um dos mais antigos integrantes da SRB, já tendo ocupado cargos diretivos na entidade. Segundo seu currículo, ele ficou na entidade entre 1996 e abril de 2019, quando ocupava a função de conselheiro.
A criação da Secretaria da Amazônia havia sido anunciada em agosto deste ano, em meio ao aumento da pressão internacional em relação ao crescimento das taxas de desmatamento na Amazônia.
Agora, o MMA enfrenta uma nova crise ambiental, desta vez por conta do aumento recorde no número de queimadas no Pantanal. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º de janeiro e 20 de setembro deste ano, foram registrados 15.973 focos de incêndio naquele bioma, o maior número já registrado desde 1998, quando os dados começaram a ser registrados.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário