Conecte-se conosco

Brasil

Especialistas recomendam uso de máscaras mais eficazes contra a variante Ômicron

“Você pode usar uma máscara de pano em cima disso, mas não use apenas uma máscara de pano”, diz médica

As máscaras N95, também conhecidas pela sigla PFF-2, são consideradas o padrão-ouro para proteção Foto: Roman Lukiw Photography/Getty Imagees

Com a variante altamente contagiosa Ômicron se espalhando pelo mundo, especialistas afirmam que é hora de repensar suas opções de máscara, especialmente se você ainda estiver usando uma de tecido. As informações são da CNN.

“Máscaras de pano são pouco mais do que decorações faciais. Não há lugar para elas com a Ômicron“, afirma Leana Wen, professora de política e administração de saúde no Institute School Milken, da George Washington University.

“Isso é o que cientistas e funcionários da saúde pública vêm dizendo há meses, muitos meses, na verdade”, acrescentou Wen em outra entrevista por telefone.

“Precisamos usar pelo menos uma máscara cirúrgica de três camadas”, disse a especialista sobre o tipo de máscara descartável e pode ser encontrada na maioria das farmácia e supermercados. “Você pode usar uma máscara de pano em cima disso, mas não use apenas uma máscara de pano.”

Idealmente, em lugares lotados, “você deve usar uma máscara KN95 ou N95 (no Brasil, identificada pela sigla PFF-2)”, acrescenta Wen. Por terem um melhor ajuste e contar com certos materiais — como fibras de polipropileno, que atuam como barreiras mecânicas e eletrostáticas —, essas máscaras evitam que partículas minúsculas entrem no nariz ou na boca e devem se conformar ao rosto para funcionar adequadamente.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =