Conecte-se conosco

Brasil

Enfermagem: Setor público concentra 61,9% dos vínculos profissionais; mulheres representam 85% da força, diz relatório

Primeira edição da Demografia da Enfermagem, do Ministério da Saúde revela que, em cinco anos, houve aumento de quase 44% dos postos de trabalho.

enfermagem-setor-publico-conce

A primeira edição da Demografia da Enfermagem, uma radiografia do setor que concentra o maior número de postos de trabalho da saúde no Brasil, revela dados relevantes a respeito da saúde pública brasileira. O trabalho inédito indica, por exemplo, que o setor público concentra 61,9% dos vínculos profissionais da enfermagem e que mulheres representam 85% da força de trabalho.

A pesquisa foi financiada com recursos do Ministério e realizada em parceria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e considera números de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O recorte é de 2017 a 2022.

A pesquisa registrou, ainda, aumento de quase 44% dos postos de trabalho em cinco anos. Foram somados dados relacionados a profissionais graduados, a técnicos e a auxiliares de enfermagem. O total de postos de trabalho aumentou em todos os níveis de atenção: primária (atenção básica), secundária (médica complexidade) e atenção terciária (alta complexidade).

A terciária apresentou o maior crescimento absoluto, subindo de 635 mil postos de trabalho em 2017 para quase 900 mil em 2022 (crescimento de 41%). As atenções primária e secundária também tiveram evolução significativa, crescendo de 204 mil para 285 mil postos no mesmo período (39,2%) e de 171.565 postos para 238.578 (39%), respectivamente.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 5 =