Conecte-se conosco

Brasil

Dia Internacional da Democracia: entidades e personalidades brasileiras lançam manifesto

No texto de apresentação, a campanha afirma que o país atravessa uma situação dramática de restrição das liberdades de expressão, do exercício da liberdade de imprensa, de reunião e das atividades acadêmicas.

Manifestação contra o Presidente Jair Bolsonarono (Foto: Joao Gabriel Alves / Agência O Globo)

Para marcar o Dia Internacional da Democracia, celebrado nesta quarta-feira, um grupo de 29 organizações da sociedade civil e dezenas de personalidades se uniu para lançar uma campanha em prol da democracia brasileira. Promovida pelo Instituto Igarapé, a iniciativa “O espaço cívico é o nosso espaço” inclui uma agenda com propostas que podem ser utilizadas na defesa da democracia.

Também faz parte da iniciativa um vídeo onde personalidades de destaque falam sobre ataques que sofreram recentemente por conta de sua atuação profissional e posicionamentos políticos. Com depoimentos de nomes como Debora Diniz, Felipe Neto, Pedro Hallal, Ricardo Galvão e Zezé Motta, a peça mostra que o ambiente de ataques à democracia inclui tentativas de censura, perseguição, ameaças virtuais e até mesmo físicas.

No texto de apresentação da campanha, a presidente do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, afirma que o país atravessa uma situação dramática de restrição das liberdades de expressão, de participação, de associação, do exercício da liberdade de imprensa, de reunião e das atividades acadêmicas.

“A defesa da democracia é um exercício diário e rotineiro, em especial em países como o Brasil onde a democracia é jovem e está longe de ser consolidada. O fechamento do espaço cívico representa um ataque direto à democracia, já que se trata da esfera pública onde cidadãs e cidadãos se organizam, debatem e agem para influenciar as políticas públicas e os rumos de nosso país”, diz Szabó no comunicado.

Entre as organizações que participam da campanha estão a 342 Amazônia, Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =