Conecte-se conosco

Brasil

Concurso Nacional Unificado: veja como será a etapa de avaliação de títulos que começará amanhã

É importante ressaltar que os candidatos devem enviar os títulos para cada cargo habilitado, informa o MGI

governo-federal-promete-realiz

Nesta quarta e nesta quinta-feira (dias 9 e 10), será realizada a prova de títulos do Concurso Nacional Unificado (CNU). Os candidatos cujos cargos disputados preveem essa etapa — tanto nos blocos de nível superior, quanto no bloco 8, de nível médio — deverão enviar a documentação comprobatória exclusivamente pela área do candidato, no site da seleção.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é importante ressaltar que os concorrentes devem enviar títulos para cada cargo habilitado.

Os candidatos habilitados ao envio de títulos foram informados pela Fundação Cesgranrio, organizadora da seleção, da possibilidade de envio dos documentos comprobatórios de titulação e experiência profissional. A comunicação foi feita no extrato do resultado, no campo situação no cargo, por e-mail e por WhatsApp.

Segundo o MGI, 45.082 candidatos estão habilitados a enviar títulos, excluídos os que fizeram a prova para o bloco 4, pois uma decisão liminar da Justiça do Distrito Federal suspendeu a divulgação do resultado das provas desse grupo.

Quais candidatos devem enviar a documentação?

Todos os candidatos que foram convocados para a etapa da prova de títulos, tanto dos blocos de nível superior, quanto os do bloco 8, de nível médio, poderão enviar os documentos comprobatórios na área do candidato, no site do CNU.

Que títulos serão aceitos?

Somente os títulos elencados no quadro de atribuição de pontos serão levados em conta. Diplomas ou declarações comprobatórias da escolaridade exigida como requisito básico para o cargo não serão levados em conta na avaliação de títulos.

A experiência profissional vai contar 0,5 ponto por ano completo, sem sobreposição de períodos de experiência. Os documentos que comprovam a experiência profissional deverão ser emitidos por uma autoridade competente do órgão ou da empresa onde o candidato trabalhou, contendo as datas de início e término do trabalho realizado.

Produções acadêmicas, técnicas e/ou culturais especificadas nos editais também serão consideradas para se atingir a pontuação máxima de dez pontos nesta etapa.

Após o envio da documentação, não serão permitidas alterações.

Como enviar os documentos comprobatórios?

Os títulos deverão ser enviados exclusivamente via upload da imagem do documento original ou cópia autenticada em cartório, frente e verso, conforme consta dos editais do concurso.

Somente serão aceitos os documentos enviados nos formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB. O prazo para envio dos documentos inicia-se às 10h desta terça-feira (dia 9) e termina às 23h59 desta quarta-feira (dia 10).

A prova de títulos é eliminatória?

Não. É apenas classificatória. Assim, a classificação do candidato pode mudar de acordo com a pontuação obtida nesta etapa.

Vale destacar que aqueles não enviarem a documentação fora do prazo receberão nota zero nesta etapa de avaliação. Mas a ausência de títulos não implicará desclassificação. Assim, o concorrente manterá a pontuação obtida nas etapas anteriores do concurso.

A pontuação máxima na avaliação de títulos será de dez pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados ultrapasse esse limite.

Como acessar os resultados das provas do CNU?

A consulta pode ser feita na área do candidato, no mesmo site onde o candidato fez a inscrição. Lá estão as notas finais das provas objetivas e as notas preliminares das avaliações discursivas e da redação.

Os candidatos podem ter acesso à imagem da sua prova discursiva ou redação. Basta acessar o site do CNU e clicar no menu “Interposição de recursos”. É nesse mesmo campo que o candidato poderá pedir revisão das notas das provas discursivas ou da redação. Também foi liberado um extrato do resultado, com os detalhes das notas de cada uma das provas.

O prazo para apresentar qualquer pedido de revisão das notas vai até esta quarta-feira (dia 9), em campo específico da área do candidato.

Foram divulgadas as notas dos blocos 1, 2, 3, 5 ,6 e 7, de nível superior, e 8, de nível médio. Até o momento, por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 está suspensa. Portanto, os candidatos ao bloco 4 deverão aguardar mais um pouco para enviar os documentos comprobatórios da avaliação de títulos.

Com informações do site Extra


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 2 =