Conecte-se conosco

Brasil

Cinco parlamentares do Amazonas assinaram o pedido de criação da CPMI do INSS

O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (12/05) pela oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

cinco-parlamentares-do-amazona

Cinco parlamentares do Amazonas assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o senador Plínio Valério (PSDB) e os deputados federais Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino, (UB) e Átila Lins (PSD).

cinco-parlamentares-do-amazonaO pedido foi protocolado nesta segunda-feira (12/05) pela oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Veja a íntegra do requerimento. O requerimento foi articulado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Juntas, conseguiram 259 assinaturas –de 223 deputados e 36 senadores.

A ideia da oposição é conduzir no Congresso a investigação das fraudes. A Polícia Federal (PF) deflagrou em 23 de abril a operação Sem Desconto para investigar um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS.

Também foram realizadas entrevistas com 1.300 aposentados que tinham descontos na folha de pagamento. Segundo o governo, a CGU identificou que as entidades não tinham estrutura operacional para prestar os serviços que ofereciam aos beneficiários e que, dos entrevistados, a maioria não havia autorizado os descontos.

O órgão identificou que 70% das 29 entidades analisadas não tinham entregue a documentação completa ao INSS. Na operação, 6 pessoas foram afastadas de suas funções. Entre elas, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. A repercussão do caso levou à demissão do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Com 259 assinaturas, oposição apresenta pedido de CPMI do INSS


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 2 =