Conecte-se conosco

Brasil

Brasil retrocede em 60% das metas de desenvolvimento da ONU, diz relatório

A edição deste ano foi escrita por 82 especialistas de 41 instituições e faz mais de 160 recomendações ao governo federal.

A pesquisa destaca que a pobreza na infância e na adolescência vai além da renda. (Foto:Marcelo Casal)

Relatório divulgado hoje aponta que 102 das 168 (60,7%) metas de desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas) tiveram retrocesso no Brasil nos últimos anos em comparação a 2015, quando foram lançados os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) do planeta. O documento é do GT (Grupo de Trabalho) da Agenda 2030. As informações são do UOL.

O Brasil é um dos 193 países signatários do pacto global, assinado em 2015 na ONU, com o objetivo de diminuir as desigualdades. O relatório Luz é a publicação anual que analisa o cumprimento das metas da Agenda 2030 no Brasil.

O documento foi lançado na tarde de hoje na Secretaria Geral da Presidência da República, em Brasília.

A edição deste ano foi escrita por 82 especialistas de 41 instituições e faz mais de 160 recomendações ao governo federal.

O GT que avalia os avanços e retrocessos reúne 64 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, universidades, fundações e federações brasileiras.

Confira os principais pontos citados por ODS:

ODS 1 – Erradicação da pobrezaCita que o Brasil voltou ao Mapa da Fome, com restrição do acesso aos serviços públicos e uma má gestão da pandemia que agravou o quadro.

ODS 2 – Fome ZeroLembra que quase 66 milhões de pessoas (30,7% da população) viviam em insegurança alimentar moderada ou grave em 2022, um percentual similar ao início dos anos 1990.

ODS 3 – Saúde e bem estarAponta queda de 20% no orçamento de 2022 do Ministério da Saúde em relação ao ano anterior e da falta de ações para conter a covid-19.

ODS 4 – Educação de qualidade de ensinoHouve retrocesso em seis das dez metas deste ODS, como a “ameaça” do novo ensino médio, o avanço das escolas cívico-militares e o risco do projeto do homeschooling.

ODS 5 – Igualdade de gêneroAfirma que falta participação de mulheres e comunidade LGBTQIA+ e quase todos os setores. Segundo relatório da ONU, o Brasil é o 92° de 153 países no ranking de garantia de equidade para mulheres.

 


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 11 =