Conecte-se conosco

Brasil

Brasil despenca no ranking de combate à corrupção na América Latina, informa pesquisa

No quesito que mede a força da democracia e das instituições políticas, o Brasil registrou uma redução de 11%.

Dados dizem que casos confirmados de corrupção fizeram o Brasil sair da segunda para a sexta posição. (Foto:Getty Images/Reprodução)

Em apenas três anos, o Brasil passou da segunda para a sexta posição no ranking de combate à corrupção na América Latina , elaborado pela Americas Society/Conselho das Américas e Control Risks.

Em 2019, na primeira versão do ranking , o país só aparecia atrás do Chile. Em um dos 14 quesitos avaliados, o arcabouço legal para combater desvios, que mede a capacidade jurídica para atacar o problema, o Brasil se destacava em primeiro lugar.

Na última edição , divulgada nesta segunda, 14, o Brasil aparece em sexto lugar no ranking geral, atrás de Uruguai, Chile, Costa Rica, Peru e Argentina .

“ O Brasil segue em trajetória de queda no índice de combate à corrupção desde 2019 e, em 2021, teve a maior queda entre os 15 países analisados “, diz o relatório.

“ Na categoria capacidade jurídica (queda de quase 9% desde 2020), o país teve declínios na independência de suas agências anticorrupção e do gabinete do procurador-geral “, diz o texto. “ O índice reflete as nomeações do governo de Jair Bolsonaro para cargos na administração de figuras percebidas como menos independentes para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal. ”

No quesito que mede a força da democracia e das instituições políticas, o Brasil registrou uma redução de 11%.

Uma das poucas variáveis em que o Brasil teve uma evolução foi na qualidade da imprensa. Nessa área o país melhorou 3% . “ O ecossistema vibrante da imprensa brasileira continua a realizar um escrutínio significativo em questões de corrupção “, diz o relatório.

O ranking cobre 15 países da região. Bolívia e Venezuela estão na lanterna.

Uruguai
Chile
Costa Rica
Peru
Argentina
Brasil
Colômbia
Equador
Panamá
República Dominicana
México
Paraguai
Guatemala
Bolívia
Venezuela

Com informações do IG.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + um =