Conecte-se conosco

Brasil

Brasil cai em ranking de aeroportos e tem único representante em top 10

O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, é o único brasileiro no top 10.

brasil-cai-em-ranking-de-aerop

O Brasil tem apenas um aeroporto entre os 10 melhores do mundo em 2025. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score, divulgado nesta terça (8).

O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, é o único brasileiro no top 10, em quarto lugar, subindo uma posição em relação ao ano passado. Ele obteve nota 8,6 para pontualidade dos voos, 8,3 para opinião do cliente sobre a qualidade do serviço e 8,2 para qualidade de alimentação e lojas, alcançando 8,47 como nota final.

Sobe e desce dos aeroportos brasileiros

No rol dos 20 melhores aeroportos do mundo aparecem mais dois brasileiros: o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans, na 13ª colocação (caindo quatro posições frente ao ranking anterior) e o Aeroporto Santos Dumont/Rio de Janeiro, na 17ª colocação (subindo 23 posições).

O Brasil ainda tem outros aeroportos na lista como Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins (24º); Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (29º); Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena (46º); Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (47º); Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos (61º); Aeroporto de São Paulo/Congonhas (63º); Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz (72º); Aeroporto Internacional de Viracopos (73º); Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Confins-Tancredo Neves (77º); Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães (113º) e Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho (216º).

“É possível observar uma variação nas posições dos aeroportos brasileiros do ranking, muito em função da pontualidade das chegadas e partidas dos voos, refletindo diretamente na nota final obtida na avaliação dos viajantes. Também cabe lembrar que o Aeroporto Salgado Filho esteve fechado boa parte do ano passado em função das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul”, analisa Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

O ranking

No ranking geral, o melhor aeroporto do mundo é o da Cidade do Cabo, na África do Sul, seguido do Aeroporto de Hamad em Doha, no Qatar, e do Aeroporto King Khalid, em Riade, na Arábia Saudita.

Na edição deste ano foram classificados 250 aeroportos de 68 países, avaliados por cerca de 13,5 mil usuários. O levantamento analisou dados de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025 em três categorias, sendo elas pontualidade dos voos, opinião do cliente quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade da alimentação e lojas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − um =