Conecte-se conosco

Brasil

Aposentados e pensionistas do governo federal nascidos em setembro devem realizar prova de vida

Procedimento anual é obrigatório e pode ser feito pelo aplicativo SouGov.br ou presencialmente nas agências bancárias.

aposentados-e-pensionistas-do-

Atenção, aposentados e pensionistas do governo federal nascidos em setembro: chegou a vez de vocês realizarem, a partir desta terça-feira (dia 1º), a prova de vida — procedimento mensal que garante a manutenção do pagamento do benefício mensal. O processo deve ser realizado pelo SouGov.br ou pelo banco. A prova de vida é obrigatória e a não realização pode acarretar na suspensão do benefício.

Como o próprio nome sugere, a prova de vida garante que o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo seus proventos. O mecanismo evita que sejam aplicadas fraudes, sejam realizados pagamentos indevidos ou até que os benefícios sejam recebidos sem interrupção.

A prova de vida deve ser realizada por aposentados e pensionistas do governo federal, além de anistiados políticos civis e seus pensionistas, previstos pela Lei 10.559/2002.

Como realizar a prova de vida?

O Portal do Servidor lembra que há três modalidades para realização do procedimento: presencialmente, digitalmente, ou pelo Analytics (este, pra correntistas do Banco do Brasil).

Vale alertar que quem está impossibilitado de comparecer a uma agência bancária ou de realizar a prova de vida digital deve procurar sua Unidade de Gestão de Pessoas para receber orientações sobre como prosseguir. Para descobrir a unidade ao qual está vinculado, basta clicar aqui.

Além disso, mesmo aqueles que estão com pagamento suspenso podem realizar a prova de vida.

Prova de vida presencial

Permite que seja realizado por qualquer agência do banco pela qual o beneficiário recebe o provento.

Nesse caso, o aposentado ou pensionista precisa ir até à agência presencialmente, levando documento de identidade oficial, CPF, RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Prova de vida digital

Permite a realização da prova de vida pelo aplicativo SouGov.br, no celular.

Nessa opção, o beneficiário deve ter cadastro da biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Também é necessário que o aposentado ou pensionista realize a validação facial no aplicativo SouGov.br.

Prova de vida Analytics

Voltada para correntistas do Banco do Brasil, é feita de forma automatizada e proativa, dispensando a necessidade de ir em uma agência do Banco do Brasil.

A comunicação de que a prova de vida foi realizada e que está vigente até o próximo período é feita por mensagem de SMS, mobile, internet ou terminais de atendimento do Banco do Brasil.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 5 =