Conecte-se conosco

Brasil

Após alerta da OPAS, vários países fecham fronteiras aéreas e terrestres para o Brasil

Atualmente, apenas 8 países de todo o mundo possuem regras mais brandas para a entrada de brasileiros: Afeganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro Africana e Tonga.

A fronteira aérea se mantém fechada para brasileiros, em alguns países. (Foto: Vinícius Casagrande/UOL).

Para conter o avanço da Covid-19, vários países fecharam suas fronteiras para frear a entrada de visitantes e dificultaram o desejo de viajar para o exterior. Estas decisões foram tomadas após o alerta da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) a respeito dos riscos da crise sanitária em território nacional prejudicarem a situação em toda a região.

Na última semana, a Bolívia e o Chile se juntaram aos países da América do Sul que suspenderam a entrada de brasileiros em seu território. No Chile, que está enfrentando um grande surto da doença, as restrições serão aplicadas em todas as fronteiras terrestres e aéreas neste mês de abril. Já na Bolívia, o bloqueio é exclusivamente para entrada de brasileiros e será aplicado inicialmente durante uma semana.

O mês de março foi o pior da pandemia no Brasil, registrando mais de 66 mil mortes, mais que o dobro de julho do ano passado, que detinha até este momento, o pior resultado.

O Chile, Bolívia e Paraguai eram praticamente as únicas entre as maiores nações sul-americanas que ainda autorizavam a entrada de brasileiros, mesmo com restrições.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, responsável pelo anuncio do fechamento temporário da fronteira disse em seu perfil do Twitter que a medida se faz necessária para “proteger a população”. Porém, não está claro, se as restrições também valem para viagens aéreas.

Na última semana, La Paz já havia ordenado o início das campanhas de vacinação em regiões fronteiriças com o Brasil, onde se constatou um aumento recente de casos, diante de temores das novas cepas.

Além destes, o Peru também dificultou que os brasileiros realizem seu desejo de viajar para o exterior. Isso porque, desde o dia 1° de abril suspendeu os voos do Brasil, Reino Unido e África do Sul. A medida vale até 15 de abril.

De acordo com um levantamento divulgado há duas semanas atrás, apenas 8 países de todo o mundo possuem regras mais brandas para a entrada de brasileiros. São eles: Afeganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro Africana e Tonga.

A restrição vale para os dois países já mencionados, Reino Unido e África do Sul, que também estão sendo mais afetados no fechamento de fronteiras.

Chile endurece as restrições
Já em Santiago, fechou nesta segunda, 5, todas as suas fronteiras “tanto para cidadãos chilenos quanto para estrangeiros”. A exceção somente no caso de viagens humanitárias.

Ficam bloqueadas também as fronteiras terrestres que permitirá apenas a passagem de caminhoneiros que transportam produtos essenciais. Nestes casos, será necessário mostrar um teste negativo realizado até 72 horas antes.

Paraguai segue com fronteira aberta
A fronteira do Brasil com o Paraguai segue aberta, sendo obrigatório um teste PCR negativo que deve ter sido feito com até 72 horas de antecedência.

Na semana passada a Sociedade Paraguaia de Infectologia, fez um apelo para que o trânsito livre seja interrompido, em meio ao grave cenário da pandemia no Brasil.

Com informações da FDR

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezesseis =