Conecte-se conosco

Brasil

Aeronautas recusam proposta das empresas e mantêm paralisação em aeroportos

Os aeronautas pedem reposição da inflação acumulada pelo INPC e aumento real de 5%.

Os aeronautas — pilotos e comissários de voo — recusaram a proposta feita pelo sindicato patronal de reajuste de categoria. Com isso, mantêm a paralisação, iniciada na segunda-feira (19). Nesta quinta, quarto dia de paralisação, foram registrados atrasos e cancelamentos de voos em nove aeroportos pelo país.

Qual foi a proposta

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) mediou nesta quinta uma proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho entre o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) e SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias). As companhias ofereceram 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos salários fixos e variáveis e mais 1% de aumento real. O mesmo aumento também valeria para diárias nacionais, o piso salarial, seguro, multa por descumprimento da Convenção e vale-alimentação. Para o teto de recebimento, reajuste de 100% do INPC (5,97%), menos 2,74%. Renovação na íntegra das demais cláusulas sociais sem alterações.

Os reajustes propostos não têm efeito sobre as diárias internacionais, que são pagos em dólar, euro ou libra. Os aeronautas pedem reposição da inflação acumulada pelo INPC e aumento real de 5%. A primeira proposta das empresas aéreas previa aumento real de 0,5%.

Greve continua

De acordo com o sindicato, nesta sexta haverá nova paralisação em aeroportos do país. A categoria vai definir ao longo do dia os próximos rumos do movimento.

Como foi o quarto dia de greve

A paralisação atingiu, como tem acontecido desde o primeiro dia, nove aeroportos, das 6h às 8h. Pela manhã, segundo a Infraero, foram registrados: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo: 7 atrasos e 4 cancelamentos. Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro: 14 atrasos e 3 cancelamentos.

O que os outros terminais informaram nesta quinta:

GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos: 1 atraso.
Fortaleza Airport – Aeroporto Internacional de Fortaleza: 2 atrasos.
Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP): 2 atrasos e 1 cancelamento.
Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre: 1 atraso e 1 cancelamento.
Aeroporto Internacional de Brasília: 1 atraso.
Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte: 1 atraso.

Como verificar voos atrasados?

Para aeroportos da Infraero, é possível acessar o site da empresa e verificar o status dos voos. Alguns terminais também fornecem painéis similares em seus sites, como o aeroporto de Viracopos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − oito =