Brasil
Ação conjunta Catrimani II e Força Nacional apreendem aeronave em pista ilegal na Terra Indígena Yanomami
O piloto foi detido e dez cartuchos de munição calibre 20 foram apreendidos.

O Comando Militar da Amazônia informou que no dia 29 de agosto militares do Exército Brasileiro e agentes da Força Nacional de Segurança Pública apreenderam uma aeronave modelo Cessna 182, interditada e com certificado de aeronavegabilidade suspenso, na pista de pouso de Labilaska, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. A ação foi executada pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II.
O avião foi inutilizado, sendo a 30ª aeronave a ter a capacidade operacional anulada desde o início da retirada da atividade de garimpo ilegal coordenada pela Casa de Governo. O piloto foi detido e dez cartuchos de munição calibre 20 foram apreendidos. Também foram encontrados um aparelho celular, um aparelho GPS, um aparelho localizador do tipo SPOT, uma antena de comunicação via satélite e 50 mililitros de mercúrio.
A apreensão reforça as ações do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, que, recentemente, também conduziu a 60ª interdição de pista de pouso clandestina utilizada por garimpeiros, a pista de “Espadim”. O combate às atividades ilegais na TIY já gerou um prejuízo de R$ 483,2 milhões ao garimpo.
Operação Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, agências e Forças Armadas, coordenada pela Casa de Governo do Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024. A operação visa atuar de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário