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Amazonas

Vendas do comércio varejista do Amazonas crescem 3,4% na passagem de janeiro para fevereiro, aponta IBGE

Frente a fevereiro de 2024, a variação das vendas no comércio varejista do Amazonas foi de 7,4%.

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As vendas no comércio varejista do Amazonas aumentaram 3,4% na passagem de janeiro para fevereiro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (09/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frente a fevereiro de 2024, o steor, no Estado, teve crescimento de 7,4%.

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Na passagem de janeiro para fevereiro, as vendas no comércio varejista no país aumentaram 0,5% e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, superando em 0,3% o nível recorde anterior (outubro de 2024). O índice volta a crescer após uma série de quatro meses de variações muito próximas de zero, consideradas como estabilidade.

Na passagem de janeiro para fevereiro de 2025, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista foi de 0,5% com resultados positivos em 21 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rondônia (5,2%), Sergipe (3,7%) e Amazonas (3,4%). Por outro lado, seis Unidades da Federação apresentaram resultados negativos entre janeiro e fevereiro, com destaque para: Tocantins (-3,7%), Paraíba (-1,5%) e Rio Grande do Norte (-1,5%).

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, houve predominância de resultados positivos, atingindo 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rondônia (4,5%), Amazonas (2,5%) e Ceará (1,8%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 12 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (-3,0%), Rio Grande do Norte (-2,4%) e Rio de Janeiro (-2,1%).

Quatro das oito atividades investigadas na pesquisa avançaram em fevereiro deste ano. Dentre elas, os destaques foram os setores de Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de Móveis e eletrodomésticos (0,9%).

Frente a fevereiro de 2024, a variação das vendas no comércio varejista, no corrente mês, foi de 1,5% com resultados positivos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque positivo para: Amapá (9,7%), Amazonas (7,4%) e Rio Grande do Sul (6,9%). As maiores variações no campo negativo foram: Mato Grosso (-5,4%); Roraima (-4,5%) e Pará (-3,6%).

Já no comércio varejista ampliado, a variação em fevereiro de 2025 contra fevereiro de 2024 foi de 2,4% com resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rio Grande do Sul (9,5%), Amapá (9,2%) e Ceará (8,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram Roraima (-7,3%), Goiás (-1,2%) e São Paulo (-0,4%).

Em relação a fevereiro de 2024, o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,5%, com cinco dos oito setores investigados em alta: Móveis e eletrodomésticos (9,3%), Tecidos, vestuário e calçados (8,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e Combustíveis e lubrificantes (1,5%).


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