Conecte-se conosco

Amazonas

Valor Econômico: Manaus entrega honraria à equipe de Pazuello seis meses após crise do oxigênio

No dia da solenidade, o secretário — mantido no cargo por Marcelo Queiroga — anunciou o credenciamento de 600 novos agentes comunitários para a cidade e de 30 novas equipes de saúde da família.

Apesar da tragédia causada pela falta de oxigênio durante o mês de janeiro em Manaus, o Ministério da Saúde foi homenageado pelas principais autoridades da capital do Amazonas, em uma solenidade comandada por David Almeida (Avante), um dos poucos aliados do presidente Jair Bolsonaro que saiu vitorioso das eleições municipais do ano passado. As informações são do jornal Valor Econômico.

Instruído pelo ex-ministro Eduardo Pazuello a fiscalizar pessoalmente a oferta do chamado kit covid na cidade, o secretário nacional da Atenção Primária, Raphael Câmara, recebeu na semana passada, quinta-feira (15/07) a Medalha de Ouro de Manaus, principal honraria da Câmara dos Vereadores.

A justificativa para a homenagem foi o trabalho desempenhado pelo ministério em janeiro, durante a crise do oxigênio que matou várias pessoas nas unidades de saúde de Manaus. As ações e omissões da pasta nesse episódio estão no escopo da criação da CPI da Covid.

Dias antes da crise explodir, Pazuello esteve na capital amazonense e lá promoveu o lançamento do TrateCov, aplicativo que sugeria a prescrição de cloroquina para quaisquer sintomas que fossem relatados. O uso da ferramenta foi incentivado pelo então ministro e pela secretária Mayra Pinheiro, que ficou conhecida como “capitã cloroquina”.

Na mesma ocasião, ao tratar da falta de oxigênio, Pazuello chegou a dizer que não faria nada a respeito e que as pessoas teriam que esperar pela chegada do insumo.

A tarefa de fiscalizar a oferta do tratamento precoce nas unidades de saúde era de Câmara.

O secretário homenageado, em seu discurso, disse que durante os 20 dias que ficou em Manaus, visitou mais de 100 unidades de saúde — mas em nenhum momento mencionou a fiscalização do tratamento precoce.

No dia da solenidade, o secretário — mantido no cargo por Marcelo Queiroga — anunciou o credenciamento de 600 novos agentes comunitários para a cidade e de 30 novas equipes de saúde
da família. O prefeito disse que fará de Manaus “referência mundial” em atenção básica.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 12 =