Conecte-se conosco

Amazonas

Uso de máscaras em ambientes abertos continua somente para idosos no Amazonas

A desobrigação de usar máscaras em ambientes abertos vale a partir deste sábado, 12/3. Em área fechada, a proteção continua obrigatória.

A partir de hoje as pessoas estão livres do uso de máscaras em ambientes abertos, no Amazonas. (Foto:Reprodução)

O uso de máscaras deixa de ser obrigatório em ambientes abertos em todo o estado do Amazonas a partir deste sábado,12/3, após a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado. No entanto, a recomendação das autoridades de saúde é que a proteção continue sendo usada somente por idosos, em todos os locais.

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima nesta sexta-feira,11/3, em entrevista coletiva. Ele disse que a decisão está baseada nos resultados da cobertura da vacina no Estado, nos números que apontam a queda de internações em leitos clínicos e na diminuição no número de novas notificações de Covid-19.

A uso das máscaras para idosos, em especial para os acima de 70 anos, deve permanecer, inclusive nos ambientes externos. A exceção, de acordo com o governador, justifica-se pelo fato de que os casos de covid-19 tem ocorrido com maior frequência entre pessoas nessa faixa etária.

A liberação de máscaras em ambientes fechados ainda não foi autorizada pelo governo do Estado. O uso da proteção deve permanecer até que Comitê Interinstitucional de Enfrentamento da Covid-19 comprove, por meio de dados, a segurança em desobrigar a máscara em todos os ambientes no Estado do Amazonas. A decisão pode ser anunciada dentro de 20 dias, segundo o governador.

Em Manaus

A decisão do governo do Estado antecipa-se à medida do prefeito David Almeida que, na última quarta-feira, 9/3, anunciou o fim da exigência do uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16 deste mês, dependendo do cenário epidemiológico.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − três =