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Amazonas

Um quarto dos moradores do Amazonas perdeu dinheiro com golpe online, aponta pesquisa do DataSenado

Segundo o levantamento, 25% da população do estado sofreu algum tipo de crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias. Esse número é superior à média nacional, que é de 24%.

Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que um em cada quatro moradores do Amazonas perdeu dinheiro com vítima de golpes online nos últimos 12 meses.

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Segundo o levantamento, 25% da população do estado sofreu algum tipo de crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias. Esse número é superior à média nacional, que é de 24%.

O Amazonas aparece como o quinto estado com maior incidência desse tipo de crime, empatado com o Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

São Paulo lidera o ranking, com 30%, seguido por Mato Grosso (28%). Em contrapartida, o Ceará (17%) e o Piauí (18%) têm as menores taxas de ocorrência.

A maior incidência foi observada entre jovens de 16 a 29 anos, que representam 27% das vítimas. Já pessoas com 60 anos ou mais compõem 16% das vítimas de golpes digitais.

A pesquisa entrevistou 21.808 brasileiros entre os dias 5 e 28 de junho, abrangendo todas as 27 unidades da federação.

Conheça os principais golpes praticados na internet

Furto de identidade: alguém se passa por outra pessoa para obter vantagens ilícitas. A vítima poderá perder dinheiro e temporariamente crédito, ou até ter sua reputação abalada. Pode ser demorado e trabalhoso reverter todos os problemas causados pelo impostor. A melhor forma de impedir que sua identidade seja usada por terceiros é proteger o acesso aos seus dados e às suas contas de usuário.

Antecipação de recursos: um golpista induz a vítima a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado com a promessa de que esta receberá um benefício. Em algum tempo, a vítima percebe que o benefício não existe, que foi vítima de um golpe e que seus dados e/ou dinheiro ficaram com o golpista. Desconfie de situações em que é necessário efetuar um pagamento antecipado para receber um valor maior. Não se empolgue tão rápido com uma possibilidade de ganhar dinheiro, nem sequer responda a esse tipo de oportunidade. Se acreditar que pode ter algum valor a receber, tome a iniciativa de procurar informações oficiais.

Golpes de comércio eletrônico: exploram a relação de confiança do usuário nos negócios on-line. A vítima pode ser atraída por uma oferta imperdível e não receber a mercadoria ¿comprada¿ ou o pagamento por um produto ¿vendido¿, além de passar dados seus ao golpista. Algumas dicas para prevenção para esse tipo de golpe:

desconfie se o valor do produto está muito abaixo do de outros fornecedores confiáveis;
pesquise na internet sobre o site antes de efetuar a compra para ver a opinião de outros clientes;
acesse sites especializados para verificar se há reclamações referentes à empresa;
fique atento a propagandas recebidas por spam ou redes sociais;
utilize sistemas confiáveis de pagamentos para impedir que seus dados pessoais e financeiros sejam enviados ao golpista;
em caso de venda, confirme que recebeu o pagamento diretamente na sua conta bancária ou pelo site do sistema de pagamentos (não confie apenas em e-mails ou comprovantes de depósito, pois podem ser falsos);
acesse todos os sites, tanto de pagamentos quando de vendas, diretamente do navegador, e não por links recebidos em mensagens;
mesmo que o vendedor lhe envie o código de rastreamento fornecido pelos Correios, saiba que isso não basta para comprovar o envio e liberar o pagamento.
Phishing: um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário utilizando técnicas de engenharia social. A consequência pode ser o vazamento de informações pessoais e financeiras, além de infectar o computador com códigos maliciosos. Fique atento a mensagens recebidas que tentem induzi-lo a fornecer informações, instalar ou executar programas ou clicar em links. Acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem e procure por informações.

Pharming: golpe que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos. A consequência será o vazamento de dados pessoais e financeiros, com possível perda financeira. Desconfie se, ao digitar o endereço do site no navegador, você for redirecionado para outro site, o qual tenta realizar alguma ação suspeita, como abrir um arquivo ou instalar um programa. Para se proteger, escolha um provedor de internet confiável, verifique se há erros no nome do endereço do site que você quer acessar e sempre siga as dicas e orientações sobre segurança da informação. Se você está desconfiado de um site, inclusive de um banco, faça login com uma senha errada. Como um site falso não tem como conferir a sua senha, a próxima tela mostrará que é golpe.

Boato (ou hoax): a mensagem tem conteúdo falso e alarmante e geralmente é enviada por uma empresa importante ou órgão governamental, e até mesmo por um conhecido. Pode trazer problemas tanto para aqueles que a recebem e distribuem, como para aqueles que são citados em seu conteúdo, como conter códigos maliciosos, espalhar desinformação pela Internet, comprometer a credibilidade e a reputação de pessoas envolvidas. Com a leitura atenta de uma mensagem desse tipo é possível identificar informações sem sentido e tentativas de golpes, como correntes e pirâmides. Não deixe que sua boa vontade o impeça de verificar a procedência e de conferir a veracidade do conteúdo da mensagem.

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